Brasil

‘Eu fui desse tempo, não sou mais’, diz Bolsonaro sobre cumprir decisões do STF; veja vídeo

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaçou descumprir decisão da Corte caso o marco temporal seja aprovado:

“Eu fui do tempo que decisão do Supremo Tribunal Federal não se discute, se cumpre (sic). Eu fui desse tempo, não sou mais”, disse após comentar o julgamento, atualmente paralisado.

Bolsonaro diz que o marco temporal “acabará com o agronegócio”. Ainda em seu pronunciamento ele diz que tem duas opções: ou entrega a chave do país para ministro do Supremo ou não vai cumprir decisão alguma.

Os ministros vão julgar se cabe aplicar as demarcações de terras indígenas novas ou em andamento à regra do marco temporal, uma espécie de linha de corte que exclui territórios e povos reconhecidos depois da Constituição Federal de 1988. A medida é defendida pelo governo e por ruralistas e refutada pelos povos originários.

Até o momento, Edson Fachin votou a favor, e Kássio Nunes, indicado por Bolsonaro ao STF, votou contra. Alexandre de Moraes pediu vista. Atualmente, há mais de 300 processos de demarcação de terras indígenas abertos no país.

Veja o vídeo: