Brasil, Eleições

Eleições 2022: TRE disponibiliza base de informações para acompanhar totalização de votos em paralelo com a Justiça Eleitoral

Por Josi Simão

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) traz uma novidade nos trabalhos que envolvem a segurança na apuração dos votos. Este ano, qualquer entidade que demonstrar  interesse, vai conseguir, em tempo real, totalizar em paralelo com a Justiça Eleitoral o resultado da votação.

 De acordo com o Secretário de Tecnologia e Informação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, a mesma base de informações com os dados das urnas, usada para totalizar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estará disponível em tempo real para todos os que desejarem.

“A gente vai entregar a mesma base de informações que estará sendo totalizada no TSE para que vocês possam totalizar em paralelo. Vamos dar o formato dos arquivos para todos que queiram, explicar como aquele dado será tratado e cada um poderá construir o seu programa para totalizar. É um dado bruto, a gente não mexe com ele. Do jeito que a gente recebe, enviamos para essa base e os que tiverem acesso poderão comparar com o que estará sendo divulgado no painel do TSE. Muito provavelmente vocês terão o resultado até mais rápido do que a Justiça Eleitoral, porque a gente precisa verificar a situação de cada candidato e outras coisas, o que vocês não precisariam”, explicou Cassimiro.

O Secretário de Tecnologia e Informação do TRE-PB repassou essa novidade em entrevista realizada com ele nesta terça-feira (14), pouco antes do início da última reunião preparatória do TRE-PB com juízes das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 7ª, 10ª, 44ª, 47ª, 55ª, 57ª, 60ª, 61ª, 64ª, 70ª, 73ª, 75ª, 76ª, 77ª Zonas Eleitorais. O encontro aconteceu visando a necessidade de integração das Zonas Eleitorais com o TRE-PB, para alinhamento das ações estratégicas, atualização das informações sobre as normas reguladoras do próximo pleito, informações sobre a logística das urnas e materiais das eleições, alinhamento de procedimentos e processos.

Segurança nas eleições 2022 – O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) é um dos cinco do país que investiram numa nova plataforma para, a partir daí, reforçar a sua área de informática com vistas às eleições de 2022. Não só no que diz respeito a todo o serviço de envio de dados que é necessário no dia do pleito, mas também para facilitar o atendimento ao eleitor.

Com 68 zonas eleitorais e mais de 3 milhões de eleitores registrados, o TRE da Paraíba colhe resultados extremamente positivos na adoção do modelo hiperconvergente e no uso de apenas uma plataforma para seus sistemas. A hiperconvergência agrega todos os recursos em uma única estrutura, permitindo um melhor desempenho dos sistemas, maior resiliência em suas falhas, segurança, aliado à redução de custos, tais como: economia de energia e otimização do espaço físico do ambiente de data center. Diminuiu-se o espaço de seis racks para apenas dois, sendo uma em cada site do Tribunal.