Internacional, Notícias

Colômbia elege Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da história do país

Senador e ex-combatente da guerrilha M-19, Gustavo Petro venceu as eleições presidenciais da Colômbia e se tornou o primeiro presidente de esquerda da história do país neste domingo (19).

De acordo com o órgão de contagem de votos nacional, 22 milhões de eleitores foram às urnas. Petro teve 50,49% dos votos no segundo turno e derrotou o candidato de extrema-direita Rodolfo Hernández, que ficou com 47,25% dos votos.

Logo depois da divulgação do resultado, Petro usou as redes sociais para celebrar a vitória: “Hoje é um dia de festa para o povo. Que festeje a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam absorvidos pela alegria que hoje inunda o coração da pátria. Essa vitória é para Deus e para o povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e das praças”, escreveu.

Está eleição é histórica ainda por outra razão. Francia Márquez, que compõe a chapa com Petro, será a primeira vice-presidente negra do país.

Mulheres se abraçam em QG da frente de Gustavo Petro, na Colômbia, em 19 de junho de 2022 — Foto: Vannessa Jimenez/Reuters