Paraíba, Saúde

A partir de Julho: Histerectomia masculinizadora poderá ser realizada na rede de saúde pública da Paraíba

A partir de julho, cirurgias de histerectomia masculinizadora para homens trans poderão ser realizadas na rede pública de saúde, ampliando dessa forma os serviços para a população trans no estado. A medida atende homens trans que já fazem acompanhamento no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba (Ambulatório TT/PB) integrado ao Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualmente, existe uma média de 100 homens trans à espera da cirurgia de histerectomia masculinizadora, dentro de um universo de 326 homens trans cadastrados no serviço provenientes de várias cidades da Paraíba, segundo o gerente do Ambulatório TT/PB, Sérgio Araújo.

A previsão inicial é a de atender os 30 primeiros homens transexuais da lista de espera da cirurgia. Sendo assim, a Maternidade Frei Damião deve realizar dois procedimentos desse tipo a cada mês. Os procedimentos de pré-operatório também serão todos realizados na Maternidade Frei Damião.

Segundo Sérgio Araújo, o fluxo do atendimento começará com o encaminhamento dos pacientes pelo Ambulatório TT/PB para a Maternidade Frei Damião, que estejam em acompanhamento há dois anos. A partir de um parecer favorável, com encaminhamentos dos médicos vinculados ao ambulatório nas especialidades da ginecologia, endocrinologia e psiquiatria, os homens trans aptos para se submeterem ao procedimento serão encaminhados para a Maternidade Frei Damião, onde farão o pré-operatório.

Treinamento das equipes – Em paralelo às discussões técnicas, a equipe do Ambulatório TT/PB tem realizado formações com a equipe da Maternidade Frei Damião, envolvendo do maqueiro aos profissionais que vão atuar diretamente com essa população.

Ambulatórios TT – O Estado disponibiliza políticas de saúde voltadas para a população de travestis e transexuais em dois ambulatórios, um em João Pessoa, que completa nove anos de atendimentos no dia 24 de julho e, em março de 2022, foi inaugurado o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais nos mesmos moldes do existente na Capital, no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

Os dois ambulatórios disponibilizam para pessoas com idade acima de 18 anos acompanhamento com psiquiatra, endocrinologista, urologista, ginecologista, enfermeiro, psicólogo e assistente social.