Notícias

Anvisa autoriza Coronavac para as crianças entre 3 e 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade nesta quarta-feira, 13, a aplicação da vacina Coronavac em crianças de 3 a 5 anos de idade.  A imunização contra a covid-19 se dará com duas doses da vacina, no intervalo de 28 dias. A aprovação vale somente para crianças que não são imunocomprometidas.

Para a infectologista pediátrica Thais Fink, é “extremamente necessário” vacinar essa faixa etária. “Hoje a covid-19, em virtude do número de casos, é uma das principais doenças infectocontagiosas que estão internando e até levando a óbito crianças no Brasil”, disse a médica.

Para tomar a decisão, a Anvisa se baseou em estudos feitos no Chile, na África do Sul e em países da Ásia, onde a Coronavac já é aplicada nessa faixa etária da população,  para atestar a eficácia e a segurança do imunizante. De acordo com a Anvisa, a Coronavac apresenta baixo volume de reações adversas em crianças. Em alguns casos, o paciente apresenta vermelhidão no braço, dor no local onde a vacina foi aplicada e cansaço. As reações são as mesmas que as registradas nos adultos e nas crianças de outras faixas etárias que já estão autorizadas a tomar o imunizante.