Notícias

Acampamento Inclusivo será realizado na Baía da Traição

A comunidade indígena Aldeia Forte, em Baía da Traição, foi escolhida para sediar o I Acampamento Inclusivo da Paraíba 2022. O evento começa na próxima quarta-feira(27) e vai até o sábado (30). A programação inclui debates, oficinas culturais e de tecnologia, mostra de filmes, campeonato de surf, maratonas de programação (Hackathon), entre outras atividades com especialistas em tecnologia e sociedade. Também haverá festival de música, feira de artesanato e gastronomia indígena.

Durante uma semana estarão reunidos povos indígenas da região, especialistas, instituições governamentais, ONGS, estudantes e a população em geral. O evento é focado no desenvolvimento humano e tecnológico. O objetivo é fortalecer a cultura, o empreendedorismo local e a integração dos povos, discutir o multilinguismo na internet, a educação indígena, o poder do feminino e da robótica, fomentando a economia criativa para as inúmeras possibilidades de autogestão e soluções. 

“Imagine criar uma geração apta a contar sua história e a levar seus potenciais turísticos, sua arte, sua culinária e todo o seu arcabouço cultural e potencial econômico para os meios digitais? É uma oportunidade única de empoderamento e transformação através da inclusão digital para todos os participantes e também traz uma nova perspectiva para o desenvolvimento humano e econômico com destaque para os potenciais do município de Baía da Traição”, afirma o Presidente da Associação Nacional de Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques.

PROGRAMAÇÃO

MARATONA – O I Acampamento Inclusivo da Paraíba  a maratona Hackathon de criação com 20 participantes que acamparão no local e desenvolverão ideias em uma competição de 72 horas.

DEBATES – Estão previstos cinco debates que serão mediados por especialistas como a Diretora do escritório da Unesco em Paris, Marielza Oliveira. Ela abordará a temática Multilinguagem na Internet, por uma internet livre e multilinguística, com apresentação do documento da Unesco 2022 a 2032, década internacional das línguas indígenas. Haverá ainda mesas de debates sobre Educação escolar indígena; Mulheres na tecnologia; Empoderamento feminino; Movimento, juventude indígena e a cultura digital – História, luta e resistência dos povos indígenas (presença dos Caciques); Cosmologia Tupi.

PALESTRAS – No ciclo de quatro palestras, os temas que serão acordados são: Software livre e justiça ambiental, um diálogo necessário; – Internet nas aldeias, uma importante ferramenta para o empoderamento e o conhecimento da cultura indígena; – Educação tecnológica inclusiva, experiências e estratégias metodológicas para a sala de aula; – Carreiras na tecnologia, do estudo ao mercado de trabalho.

OFICINAS – Serão realizadas seis oficinas gratuitas mediante inscrição. Oficina de Robótica(20h de duração); Oficinas indígenas de Gaita, Maracá e Cocar (6h de duração cada), divididas em três dias do encontro. Também: a oficina Guardiões do Mar voltada para educação infantil e o lixo nas praias, e a oficina de Observação dos Astros na praia com a ajuda do telescópio Meade etx-ls 6.

CULTURA – No eixo cultural, na sexta-feira(29), será realizado o Festival de Música com o grupo Bate Lata, Beto Bass, Índio Poeta e outros músicos. Já no sábado(30) será realizada a Feira de Artesanato e Gastronomia, incluindo produtos da agricultura familiar, na Praça Central da Baía da Traição.

SURF – Para aproveitar as boas ondas do mar de Baía da Traição, será realizado também o Campeonato de Surf, no sábado (30) com participação de atletas indígenas de expressiva representatividade no esporte, com premiação em quatro categorias.

O Acampamento Inclusivo é promovido pela ANID, pela Associação Forte Toré, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br).

INSCRIÇÃO – Todas as atividades serão abertas ao público em geral e gratuitas mediante inscrição pelo site do evento – https://www.acampamentoinclusivo.org.br/2022 .  Todas as mesas e palestras serão transmitidas ao vivo no YouTube através do canal da anidbrasil – https://www.youtube.com/user/anidbrasil.

Fonte: ANID