Notícias

Prefeitura de João Pessoa e TCE-PB são destaques em evento nacional de gestão pública

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável, participou, nesta terça-feira (02), da terceira edição do evento Gestão Pública Talks, voltado para a transformação digital do setor público e promovido pela empresa de tecnologia Softplan com sede em Florianópolis, Santa Catarina. O objetivo do evento é fomentar o desenvolvimento profissional dos participantes colaborativamente e de acordo com a realidade do setor público brasileiro.

De acordo com a programação que segue nesta quarta-feira (3) estão previstas cerca de 30 palestras. Uma delas, sobre ‘Projetos cofinanciados e como a tecnologia apoia a interação com Tribunais de Contas’, foi ministrada pela auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Zaira Guerra, e pelos coordenadores do Programa João Pessoa Sustentável, Caio Mário Silva, de Desenvolvimento Urbano, e Juliana Oliveira, do financeiro.

“Essa troca de experiências e conhecimentos facilita os procedimentos administrativos, de integração, transparência e de resultados para a prefeitura e para toda a sociedade”, afirmou Juliana Oliveira.

“É uma oportunidade para compartilhar nossa experiência relacionada à gestão financeira do Programa, principalmente considerando a transparência, visto que o TCE acompanha todos os processos desde a licitação, com a aprovação dos produtos, pagamentos, até o encerramento dos processos. Também serve pra gente acompanhar o desenvolvimento financeiro do João Pessoa Sustentável”, pontuou Caio Mário.

Investimentos – A Prefeitura de João Pessoa vem investindo em tecnologia para uma gestão mais inteligente e eficiente. A transformação digital já começou com a adoção de um sistema eletrônico de tramitação de processos que reduziu em boa medida o uso de papel e integrou todas as secretarias. O parque computacional foi inteiramente renovado e, nos próximos dias, a prefeitura contará com dois Centros de Processamento de Dados (Data Center) de última geração para armazenar e gerenciar dados de forma segura.

A gestão adotou também o Prefeitura Conectada, um canal direito com a população para pedidos de licenciamento, ofícios, informações, denúncias, reclamações e sugestões. Outro passo importante nessa direção: no final de julho, João Pessoa se tornou uma das quatro capitais do país a implantar a tecnologia 5G, graças à informatização das secretarias e modernização da rede local.

“Com a implantação desse 5G e todas as outras ações que vão convergir para uma Central de Cooperação da Cidade, todas as informações vão fluir e a cidade poderá resolver seus problemas relacionados à mobilidade, à segurança, saúde e meio ambiente, por exemplo, de forma mais rápida e muito mais eficiente”, garantiu Antônio Elizeu, coordenador-geral do Programa João Pessoa Sustentável.