Notícias

MPF-PB realiza mesa-redonda ‘Desinformação, letramento midiático e democracia’ nesta quinta-feira

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Gabinete do 1º Ofício, Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac-PB), Observatório Paraibano de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, e pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no país, realiza nesta quinta-feira (4), a mesa-redonda ‘Desinformação, letramento midiático e democracia’.

O evento começa a partir das 13h30, na Sala 1 da Funesc, Espaço Cultural, em Tambauzinho, e terá como palestrante a jornalista e doutora em Linguística e Língua Portuguesa, com especialização em análise do discurso, Eliara Santana. A mesa discutirá como o fenômeno da desinfodemia (pandemia da desinformação), está relacionado à capacidade das pessoas compreenderem o funcionamento das mídias, de que forma a desinformação atinge o direito fundamental das pessoas à comunicação e como a desinformação repercute na manutenção da democracia.

O objetivo do debate é alcançar e capacitar os grupos mais silenciados da sociedade, como pessoas negras, mulheres cis, mulheres trans, pessoas LGBTQIAP+, indígenas, quilombolas, agricultores familiares, pessoas atingidas por barragens, dentre outros. Também é direcionado a defensores dos direitos humanos, jornalistas e órgãos e entidades interessados na temática e a toda a sociedade em geral.

As inscrições continuam abertas. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no endereço: https://bit.ly/3IsQsZl

Palestrante – A palestrante Eliara Santana é co-autora do livro ‘Jornal Nacional, um projeto de poder’, no qual, em parceria com Ângela Carrato e Juarez Guimarães, analisa o papel político do telejornal e questiona o discurso de isenção de um dos principais noticiários do país. Eliara Santana também é autora do livro “Jornal Nacional, um ator político em cena”, no qual discorre sobre qual foi a contribuição das estratégias discursivas do telejornal no processo de impeachment de Dilma Rousseff.

O MPF integra o Findac e, no âmbito de atuação no Fórum, o Gabinete do 1º Ofício, que tem como titular o procurador da República José Godoy Bezerra de Souza, instaurou o Procedimento Administrativo nº 1.24.000.001347/2018-10 para acompanhar e fiscalizar de forma continuada, políticas públicas ou instituições, no que diz respeito à violação de direitos fundamentais pela mídia.

Sem conotação partidária – Os organizadores informam que a mesa-redonda não tem nenhuma conotação político-partidária. “É uma atividade voltada para o debate sobre o direito fundamental à comunicação, previsto na Constituição Federal, estimulado pela ONU e pela Unesco”, afirma o procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza, que representa o MPF no Findac. “Há hoje uma preocupação, inclusive da Unesco, de como as minorias têm sido afetadas e atingidas pelas divulgações das fake news e por serem silenciadas no debate público, e, exatamente por isso, nós convidamos para o evento representantes desses segmentos da sociedade”, explica o procurador.