Notícias

Corrida eleitoral: 63% já definiram voto. João lidera; Pedro, Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa Ipec, do Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA, divulgada nesta segunda-feira (28) traz um cenário favorável a João Azevêdo (PSB). O governador, que tenta a reeleição, lidera as intenções de voto do paraibano, com 32% da preferência dos entrevistados.

Há empate técnico entre outros três candidatos que disputam a segunda posição: Pedro Cunha Lima (PSDB) tem 16%; Nilvan Ferreira (PL), 15%; Veneziano Vital (MDB), 14%.

Os demais candidatos tiveram desempenho inexpressivo na pesquisa. Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO) e Major Fábio (PRTB) foram mencionados apenas por 1% dos eleitores. Nascimento (PSTU) chegou a ser citado, mas não atingiu 1% das intenções de voto.

O que vão votar branco e nulo somam 12%. Já os que não souberam ou não responderam juntos representam 8%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco e realizada dos dias 26 a 28 de agosto. Foram ouvidos 800 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Espontânea 

O cenário apresenta leve alteração na Pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Ainda assim João Azevêdo lidera as intenções do voto do paraibano, com 27% da preferência dos entrevistados. Nilvan foi lembrado por 9% dos eleitores; Pedro por 8%; Veneziano por citado por 6%. Os demais candidatos não foram cidtados.

Branco ou nulo somaram 13%, e 34% disseram que não sabiam ou que preferiam  não responder.

Voto definido

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo No PB‐04909/2022, e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo No BR‐05400/2022, traz ainda outro dado: para 63% dos eleitores o voto está decidido; 36% disseram que podem mudar de candidato até o dia da eleição; 1% dos entrevistados não respondeu à pergunta.