Brasil

PMs falam em “cacete e tiro” na esquerda em ato do 7 de Setembro

Policiais Militares de São Paulo e do Rio de Janeiro organizam-se para comparecer aos atos pró-Bolsonaro em 7 de Setembro, com mensagens de “luta pela liberdade e democracia” e também com ameaças contra a esquerda e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Grupos de WhatsApp e Telegram monitorados pelo Poder360 mostram que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que fazem parte das forças de segurança estaduais não têm uma pauta fechada para as manifestações. Enquanto uma parte fala em se vestir com as cores da bandeira nacional e manifestar-se pela democracia, outra parte ameaça “cacete, bala e bomba nesses esquerdas”.

Em um dos grupos, “Legião de Idealistas”, um dos usuários diz que o ministro do STF e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes está “apelando”. Fala sobre a decisão que proibiu peças publicitárias do Ministério do Turismo que citavam o governo federal sobre os 200 anos da Independência. “Setembro até morte vai ter, pode esperar”, escreveu o usuário em mensagem de 29 de agosto.

Outro apoiador, no grupo “Linha de Frente Rio”, diz acreditar que Bolsonaro “vai acabar com o Supremo” e, para isso, o presidente precisa do apoio dos policiais militares nas ruas. O ato no Rio de Janeiro se concentrará na orla da Praia de Copacabana, na Avenida Atlântica. “Esse para mim é o ponto fundamental, o STF é o câncer que corrói o Brasil”, finaliza.

Uma mensagem em tom alarmista foi compartilhada no grupo “Mike” por 6 vezes na última semana —o grupo tinha 230 usuários até 5 de setembro. O texto cita uma notícia falsa de que os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luis Roberto Barroso estariam trabalhando para barrar a candidatura de Bolsonaro e Braga Netto, candidato a vice na chapa do atual chefe do Executivo. Fala em “revolta popular devastadora”Leia a íntegra:

“BOMBA EM BRASÍLIA: O TRIO QUER IMPUGNAR A CHAPA DE BOLSONARO. Numa pesquisa INTERNA,  NÃO FALSA, o PT descobriu que Lula SÓ TEM 17% dos votos e que BOLSONARO GANHA no primeiro turno COM 62% dos votos. ROUBAR na apuração está DIFÍCIL, porque as FFAA ESTÃO em cima. Só RESTA dois caminhos pra BANDIDAGEM:  MATAR Bolsonaro ou IMPUGNAR a chapa.
“Matar Bolsonaro (que tem apoio popular inquestionável) OCASIONARIA uma revolta popular com CONSEQUÊNCIAS imprevisíveis.
“PARECE só restar IMPEDIR Bolsonaro concorrer.
“Se a bandidagem CHEGAR a tanto, a REVOLTA POPULAR será DEVASTADORA para o STF e Congresso. NINGUÉM VAI segurar.
“O TRIO (pressionado por Lula, Zé Dirceu e PCC) não tem limites. Os próximos dias SERÃO TENEBROSOS.
“O DESESPERO da esquerdalha é total.
“Eles SABEM que NAS URNAS eles serão FRAGOROSAMENTE derrotados.
“Mas Bolsonaro não pode se reeleger, na VISÃO DELES.
“Será o FIM do BLOCO COMUNISTA da América LATINA …
“POVO NAS RUAS DIA 7 DE SETEMBRO EM MASSA !!!
“Será a NOSSA decisão de NÃO sermos a próxima Argentina, Venezuela, Cuba, etc …
“O FUTURO dos nossos filhos e famílias ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS !!!”

O grupo “ROTA ETERNA 3.0”, que reúne veteranos do batalhão de elite de São Paulo, tem mensagens dissonantes. Alguns oficiais falam em levar familiares e crianças para o ato. A ideia é mostrar “união e valores patrióticos, honra, justiça,  democracia e progresso do Brasil”.

Poder360 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro. O órgão informou que não há uma orientação formal de conduta para policiais da ativa em manifestações. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que os PMs podem se manifestar, desde que estejam de folga, mas são proibidos de utilizar as fardas. Nos atos de 7 de Setembro de 2021, policiais paulistas usaram as boinas da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) na manifestação da Avenida Paulista.

 

Fonte: Poder 360