Eleições

Homem é detido após dar soco e quebrar urna, em Cajazeiras, no Sertão

Um eleitor com sintomas de embriaguez danificou uma urna eletrônica durante a votação deste domingo. O homem se irritou porque disse que a imagem do candidato que ele votaria não estaria na tela e  se queixou com o mesário sobre o possível problema.

O incidente aconteceu no município de Cajazeiras, sertão de estado. A urna precisou ser trocada após ter sido danificada.

O caso foi relatado pelo delegado seccional de Cajazeiras, Ilamilton Simplício, que relatou que o homem estava embriagado.

“Ele foi preso e irá responder. Ele se irritou, socou a urna, quebrou o display, então foi preso em flagrante por dano ao patrimônio”, informou o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, José Cassimiro.

O delegado Ilamilton Simplício informou que a conforme a legislação federal, o crime é grave e na legislação está prevista a pena mínima de cinco anos e máxima de dez. “Entre cinco e dez anos. A pessoa é autuada em flagrante delito, não cabe fiança na delegacia e ele agora será encaminhado ao presídio”.

Até as 16h de hoje, a Paraíba contou com 96 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas. De acordo com o Secretário de Tecnologia do TRE-PB, a grande maioria dos problemas são solucionados apenas desligando e ligando o equipamento. “As principais ocorrências são aquelas do display do eleitor que apaga, ou uma impressora que se precisa substituir. A maioria dessas ocorrências, é só desligar e ligar o equipamento”.