Negócios

Biofilia: entenda conceito da arquitetura que promove o contato com natureza

 

Se antes o ambiente urbano era composto apenas pelo cinza de cimento e concreto, agora o verde tem chegado para trazer uma maior conexão à natureza e às emoções. A ideia faz parte da biofilia, conceito que trata da ligação entre humanos com a natureza, e que tem sido adotado na arquitetura e construções. Cada vez mais, prédios têm sido projetados com áreas voltadas a fortalecer essa ligação e promover o contato com a vida.

O resultado é, no mínimo, a sensação de bem-estar para quem está nesses lugares. A arquiteta e paisagista Patrícia Lago tem adotado o modelo em seus projetos e explica que o ponto-chave da abordagem é a conexão: integrando ambientes antes marcados apenas pelos tons opacos à vegetação, luz natural e linhas retas.

Um dos empreendimentos com assinatura da arquiteta e com diversas características da biofilia é o Omni Life & Health – projeto da Hofman Station, em parceria com a construtora Massai – que está em construção no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Além das habituais estruturas presentes em toda edificação, ele terá o chamado ‘design biofílico’: integrado ao contexto urbano, haverá elementos da natureza que vão desde sua interface, até um jardim sensorial.

“O acesso ao edifício é aberto para a rua, e uma única linguagem de linhas e ângulos retos permeia todos os espaços, sempre com maciços botânicos e elementos construídos interseccionados. Criamos diversos ambientes que dialogam com os sentidos humanos e a percepção do espaço, como o átrio, um ambiente amplo e arejado, mas que dispõe de pequenos abrigos; uma diversidade de pontos de encontro, convivência e descanso”, detalha.

O prédio, que também terá uma área médica, com espaços para consultórios, exames e cirurgias, terá um ‘healing garden’ – nome dado aos jardins em ambiente hospitalar. A proximidade de pacientes a ambientes verdes também traz benefícios para a saúde, o que é explorado no conceito.

“Estudos referenciados por Stephen R. Kellert indicam que a aproximação de seres humanos à natureza melhora a cura e a recuperação de doenças e procedimentos cirúrgicos. Além disso, pessoas que moram nas proximidades de espaços abertos relatam menos problemas de saúde e sociais, independentemente do nível de educação e da renda”, explica a arquiteta.

Com 120 metros de altura, o Omni será um dos prédios mais altos da capital, unindo shopping, residencial, área médica e comercial. Ele está sendo construído em Manaíra, um dos principais bairros de João Pessoa e terá em seu entorno diversos estabelecimentos, além de praias e pontos de lazer. O empreendimento segue o modelo ‘mixed-use’ e reúne em sua extensão o que é necessário para as demandas do dia a dia.