Notícias, Política

Ciro Gomes anuncia apoio a Lula no segundo turno

Quarto colocado no primeiro turno da eleição presidencial de domingo, Ciro Gomes (PDT) divulgou vídeo nesta terça-feira em que afirma que acompanha a decisão de seu partido de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto contra o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Ciro, que adotou um discurso agressivo contra Lula na reta final da campanha e reclamou da estratégia petista de buscar o voto útil de seu eleitorado para tentar eleger o ex-presidente no primeiro turno, não citou o nome de Lula no vídeo.

“Acabamos de realizar uma reunião da Executiva Nacional ampliada do PDT em que, por unanimidade, tomamos uma decisão. E eu gravo esse vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias é a última saída”, disse Ciro.

Um pouco antes, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, havia anunciado a decisão do partido de apoiar Lula.

Ciro, que teve quase 3,6 milhões de votos no domingo, ou 3,04% dos válidos, disse no vídeo lamentar que o segundo turno do pleito traga à população o que disse ser “duas opções a meu ver insatisfatórias”, ao mesmo tempo que declarou: “Não acredito que a democracia esteja em risco neste embate eleitoral”.

A defesa da democracia, que Lula e aliados afirmam estar ameaçada por Bolsonaro, tem sido um dos principais argumentos do ex-presidente desde a formação da coligação de partidos que o apoiam desde o primeiro turno.

No vídeo, Ciro diz ainda que não participará de um eventual governo Lula e que fiscalizará e denunciará eventuais desvios.

“Adianto que não pleiteio e nem aceitarei qualquer cargo em eventual futuro governo. Quero estar livre, ao lado da sociedade, em especial ao lado da juventude, lutando por transformações como as que propus na nossa campanha”, afirmou