Notícias

Paraíba é o primeiro estado do país a atingir meta da campanha de vacinação contra a poliomielite no Brasil

A Paraíba é o primeiro estado a alcançar a meta na campanha de imunização contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A marca de 95,1% do público-alvo vacinado, foi atingida na quinta-feira (13) , 67 dias após o início da campanha. A informação é do jornal O Globo, com dados do vacinômetro do Ministério da Saúde.

A pasta informa ainda que a taxa de cobertura cai para dois terços (64,76%) na média nacional.

Atrás da Paraíba, o Amapá registra 90,3% de cobertura vacinal contra a poliomielite. Nenhum outro estado rompeu a barreira dos 90%. Noutra ponta, o Acre é o estado com a menor taxa, de 30,3%, lado a lado com Roraima (30,5%), segundo a pasta. A meta do ministério é imunizar 95% das crianças de até 5 anos em todo o Brasil.

O problema da baixa cobertura das vacinas no país é a ameaça do retorno de doenças, não apenas a pólio, como também a meningite, que já matou 707 pessoas no Brasil em 2022, e sarampo. Na lista de principais motivos que expliquem a baixa cobertura vacinal, especialistas apontam que a população subestima os riscos da doença, em parte porque jamais tiveram qualquer contato com vítimas e também pela falta de informações.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começou em 8 de agosto e duraria, incialmente, até 9 de setembro. O Ministério da Saúde estendeu a iniciativa até o dia 30 do mesmo mês diante dos baixos índices de cobertura. Pelo menos 12 estados mais o Distrito Federal prorrogaram novamente a campanha de imunização contra paralisia infantil.

A vacina, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a única forma de evitar a pólio e, consequentemente, as sequelas. Cada criança deve receber três doses iniciais da vacina inativada (VIP, versão injetável) aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade. Depois, há dois reforços, com a vacina atenuada (VOP, a famosa “gotinha”): o primeiro entre os 15 e 18 meses de vida e o último aos 4 anos.