Notícias, Paraíba

Turismo faz Brasil avançar 23% e tema é discutido durante encontro na Paraíba

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE mostram que a Turismo disparou no Nordeste este ano, fazendo com que o Brasil avançasse 23% no setor. Os números revelam ainda que o patamar pré-pandemia foi ultrapassado. Ao mesmo tempo, estamos bem perto do melhor momento histórico para o setor, que ocorreu no ano de 2014. Esse foi um dos temas debatidos durante o Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’ realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e a Confederação das Associações de Municípios (CNM), em João Pessoa.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou as potencialidades e a força da Paraíba no turismo e defendeu a união dos estados nordestinos em torno do fortalecimento do setor. “Nós não somos inimigos, somos parceiros e devemos nos unir para mostrarmos ao mundo as nossas potencialidades. O turismo é essencial para o desenvolvimento dos estados, pois gera renda e abertura de diversos postos de trabalho. Temos muito que mostrar e apresentar para o mundo. Com essa união, todos saem ganhando”, destacou.

Um dos benefícios e condutores do fortalecimento do turismo nos estados nordestinos é a produção de energia limpa. Em pouco mais de um ano, a Paraíba mais que triplicou a capacidade instalada de geração de energia eólica, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em setembro de 2020, o Estado tinha 15 parques eólicos com capacidade instalada de 157 MW. Suficiente para abastecer 78.500 domicílios.

Durante o Encontro ‘Nordeste Unido pelo Desenvolvimento’, o prefeito de São José do Sabugi, Segundo Domiciano, apresentou as potencialidades e os benefícios gerados pela energia eólica instalada no município. Logo após, o prefeito de Santa Luzia, José Alexandre (Zezé), apresentou a palestra mostrando as experiências de sucesso vividas pelo município que hoje se destaca na produção de energia limpa. Os dois municípios têm gerado melhorias e atração de mais riquezas, beneficiando diretamente a vida da população com atração e criação de novos postos de trabalho.

O parque de energias renováveis instalado na região de Santa Luzia é formado pelos parques Canoas, Lagoa I e Lagoa II. Eles estão alocados nos municípios de São José do Sabugí, Santa Luzia e Junco do Seridó, na Paraíba, cada um tem 15 aerogeradores com capacidade instalada de 31,5 MW. Os três parques entraram em operação nos meses de setembro e outubro de 2017, sendo os primeiros do Grupo no estado da Paraíba e o primeiro da região do sertão paraibano.

Usinas de energia limpa – O superintendente de Concessões e Autorizações de Geração da ANEEL, Carlos Eduardo Cabral Carvalho, abordou o tema das energias renováveis no Nordeste. Destacou ainda as possibilidades de construção e instalação de usinas, informando que na Paraíba a operação desse tipo de energia chega a 1.8 gigawatts instalada. “O que vemos é um aumento dessa potencialidade e operações no Nordeste brasileiro”, revelou.

Na região Nordeste, a Paraíba fica atrás dos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco em produção de energia éolica. Os investimentos na Paraíba, nos últimos anos, já passam dos R$ 3 bilhões, de acordo com o Governo do Estado. Até o fim de 2023, serão mais 17 parques eólicos. Os empreendimentos já estão autorizados. Segundo a Aneel, a potência instalada será de mais 693 MW. O suficiente para abastecer mais de 346 mil famílias.