Brasil

Após 22 anjos, João Dória anuncia saída do PSDB: “Missão cumprida”

O ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje que formalizou sua desfiliação do PSDB, após 22 anos no partido. Em nota e publicação nas redes sociais, ele disse ter “cumprido sua missão” na política. “Encerro minha trajetória partidária de cabeça erguida”, declarou. ” Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro”.

Em maio deste ano, Doria desistiu de se candidatar à Presidência, atendendo a pressões internas do partido. Apesar de o paulista ter vencido as prévias tucanas contra o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a cúpula da legenda decidiu que apoiaria Simone Tebet (MDB) no primeiro turno das eleições, com a senadora Mara Gabrilli (SP) como candidata a vice.

No comunicado, o ex-governador destacou que, enquanto atores da política se omitiam durante a pandemia de Covid-19, lutou para que o povo tivesse acesso a uma vacina contra a doença que já matou mais de 600 mil brasileiros.

“Atuei, acima de tudo, pela defesa da vida e da saúde dos brasileiros. Jamais cedi ao negacionismo ou a falsidades que contrariam a ciência. Tenho muito orgulho do sucesso liderado por São Paulo, que ajudou a salvar 124 milhões de vidas no Brasil, que tomaram a vacina do Butantan”, afirmou.

Segundo o comunicado, o agora ex-tucano deseja ao PSDB que siga em defesa da democracia. “Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade do progresso social.”

PSDB

O PSDB, que governou o Brasil duas vezes com Fernando Henrique Cardoso, encolheu nas eleições 2022. Na Câmara dos Deputados, a legenda saiu dos atuais 23 deputados para 18. No Senado, o partido nem sequer elegeu candidato. Esse é o pior resultado da legenda desde 1998.

O partido também encolheu na disputa aos governos dos estados. O caso mais emblemático é o de São Paulo, berço político do PSDB, onde Rodrigo Garcia (PSDB), que atualmente comanda o Executivo paulista, ficou em 3º lugar, com 4.296.293 votos (18,4%). O segundo turno vai ser disputado entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).

O PSDB ainda vai concorrer ao segundo turno em quatro estados: Rio Grande do Sul, entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL); Mato Grosso do Sul, com Eduardo Riedel (PSDB) contra Capitão Contar (PRTB); Pernambuco, com Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade); e Paraíba, onde Pedro Cunha Lima (PSDB) vai enfrentar João Azevedo (PSB). Em todos esses estados, os tucanos chegaram em 2º lugar.