Eleições, Notícias

Paraíba é o primeiro estado do Nordeste em número de denúncias de assédio eleitoral

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) recebeu 81 denúncias de Assédio Eleitoral no Estado contra empresas, sindicatos, grupos empresariais e órgãos públicos de pelo menos 14 municípios paraibanos, até a última sexta-feira (28).

A Paraíba continua sendo o 1º Estado do Nordeste que mais registrou denúncias da prática de assédio eleitoral, conforme dados do MPT.

A prática do assédio eleitoral é caracterizada a partir de “uma conduta abusiva que atenta contra a dignidade do trabalhador, submetendo-o a constrangimentos e humilhações, com a finalidade de obter o engajamento subjetivo da vítima em relação a determinadas práticas ou comportamentos de natureza política durante o pleito eleitoral”,  explicou a procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho.  O MPT deve estar com suas unidades abertas neste fim de semana, em João Pessoa e Campina Grande, para receber denúncias de assédio eleitoral e garantir que trabalhadores possam votar livremente.

A prática de assédio eleitoral pode ser denunciada por meio dos canais oficiais de denúncia do Ministério Público do Trabalho, pelo site, aplicativo MPT Pardal ou por telefone. Na Paraíba, a denúncia pode ser feita diretamente no site, no link: www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias, pelo aplicativo MPT Pardal ou por telefone. Telefone para denúncias em João Pessoa (83) 3612-3128 (WhatsApp). A denúncia pode ser sigilosa ou anônima.