Opinião

Fusão: Podemos e PSC vão virar um só partido. Novo desenho não “mexe” com força de João Azevêdo na ALPB

Podemos e PSC agora são um só. A fusão foi fechada terça-feira (22) pelos presidentes dos dois partidos, a deputada Renata Abreu (SP) e Pastor Everaldo (RJ), em reunião na capital federal. Foi uma saída encontrada para sobreviver à cláusula de barreira e ao péssimo desempenho nas urnas.

Com a medida, a bancada da nova legenda, que se chamará Podemos e manterá o número 20, do PSC, deve passar a ter 18 deputados e sete senadores, isso se não houver baixas. Garantindo a permanência de todos, terá a oitava maior bancada da Câmara, à frente, inclusive, do PDT, do PSB e do PSDB, garantindo recursos dos fundos partidário e eleitoral mais o tempo de propaganda em tv e rádio.

Na Paraíba, o PSC fez dois deputados federais: Romero Rodrigues (114.573 votos) e Ruy Carneiro (102.531 votos). Ambos participaram da reunião e tem posições distintas quanto ao futuro partidário. Ao Blog, Ruy informou que terá liberdade para deixar a legenda e que está avaliando o cenário: “eu tenho uma ótima afinidade com o PSDB, que eu só saí porque não formou chapa. Posso ir pra lá, tem vários convites”, disse. Já Romero admite a possibilidade de ficar. Nesse caso, tentará negociar a presidência estadual do partido: “vamos resolver com paciência, mas se optarmos pela permanência no novo partido, teremos o comando no Estado”, afirmou.

É o mais provável que aconteça. Assim, o Podemos, que atualmente está na base de João Azevêdo (PSB), estará na oposição. Faz todo sentido. Todavia, isso não altera o jogo para o governador reeleito na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), uma vez que o Podemos não elegeu nenhum estadual e João conta, a preço de hoje, com apoio de 23 dos 36 eleitos, podendo ampliar esse placar para 25 a depender dos posicionamentos dos petistas Cida Ramos e Luciano Cartaxo. Ambos o apoiaram no segundo turno das eleições.

Outros números do novo Podemos – O novo partido contará com 48 deputados estaduais, 198 prefeitos e 3.045 vereadores em todo o País. Segundo nota divulgada pela presidência da atual sigla, “o novo conjunto de forças nasce comprometido com o Estado Democrático de Direito, o fortalecimento do pacto federativo, a harmonia entre os poderes, o desenvolvimento econômico voltado à inclusão social, com responsabilidade fiscal e respeito ao meio-ambiente, e com todos os valores éticos e morais, enfim, que historicamente conformam o comportamento do povo brasileiro”.