Notícias

Santa Luzia celebra 151 anos de emancipação política com inaugurações, atividades culturais e grandes shows em praça pública

 

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL) organizou uma programação especial para celebrar os 151 anos de emancipação política da cidade, que faz aniversário nesta quinta-feira, dia 24 de novembro. Serão vários eventos, que incluem agenda de inaugurações, atividades culturais e religiosas, desfiles cívicos, e shows em praça pública.

O início das celebrações ocorreu na noite desta quarta-feira (24), com a realização da noite “Santa Luzia 151 Anos de Cultura”, no Parque do Forró, no Centro, com apresentações da Banda Duarte Machado; de projetos culturais desenvolvidos pelas escolas que integram as redes municipal e estadual de ensino; do coral de idosos e jovens, e da escola de violão que fazem parte dos serviços de convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na manhã desta quinta-feira (24), a programação especial teve sequência na Praça Alcindo Leite. Por volta das 7h, houve o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, com desfile cívico com a participação de escolas do município. O ato contou com as presenças do prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé; do vice-prefeito Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega – Chicão; do presidente da Câmara Municipal, Thiago Araújo; de secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades e membros da sociedade civil. Na sequência, às 10h, missa em ação de graças pelos 151 anos do município, na Igreja Católica Matriz de Santa Luzia.

INAUGURAÇÕES

Às 14h, o prefeito Zezé faz a inauguração e entregas simbólicas de 41 banheiros sanitários construídos em residências localizadas em comunidades rurais do município. O investimento total é de cerca de R$ 500 mil, com recursos provenientes de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com contrapartida do governo municipal; e também da pavimentação de sete ruas localizadas no bairro Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o prefeito Zezé, Santa Luzia chega aos 151 anos de emancipação política diante de uma nova realidade estrutural. “O município e os seus munícipes hoje, tem muito o que comemorar, são novas praças e ginásios esportivo; via de ligação entre o Centro e o bairro São José; construções de escola padrão e nova creche no bairro Frei Damião; construção de novas Unidades Básicas de Saúde; pavimentação de várias ruas nos bairros São Sebastião, Frei Damião e Nossa Senhora de Fátima; banheiros sanitários construídos, que trouxe mais dignidade às famílias do campo; Parque de Eventos, com 18 mil metros quadrados para o nosso São João e outros eventos de grande porte; e o asfaltamento das principais ruas da cidade, que vem por meio de convênio com o Governo do Estado. Santa Luzia, avança para o desenvolvimento”, comenta.

COMEMORAÇÃO

Ainda dentro das comemorações, a Prefeitura de Santa Luzia montou um telão na Praça Alcindo Leite para transmissão do jogo de estreia da seleção do Brasil, na Copa do Mundo do Catar, contra a seleção da Sérvia, a partir das 16h.

Às 19h, terá início a programação de shows comemorativos pelos 151 anos de emancipação política, no Parque do Forró, com as apresentações das bandas Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró e Forró D2 e do cantor, Woxton Nóbrega.

Na sexta-feira (25), às 16h, a programação terá sequência com a realização de Feira da Agricultura Familiar, no Parque do Forró.

FESTIVAL QUILOMBOLA

Também integra a programação especial de 151 anos do município de Santa Luzia a realização do II Festival da Cultura Quilombola. A abertura será no próximo sábado (26), na Praça Alcindo Leite (Parque do Forró), no Centro de Santa Luzia, com exibição de filmes e apresentação de grupos de dança.

Já no domingo (27), o Festival ocorrerá no Quilombo da Serra do Talhado. O local do evento serviu de locação para o icônico filme ‘Aruanda’, e reunirá representações artísticas de 32 quilombos paraibanos.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, organizado e executado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia.