Legislativo, Notícias

Número de suicídio de policiais aumentou 55% e Jutay defende programa de saúde mental dos agentes de segurança

O número de suicídio de policiais aumentou 55% entre 2020 e 2021, conforme indica o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. A quantidade de agentes que tiraram a própria vida subiu de 65 para 101, o que representa oito suicídios por mês.

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) defende a elaboração de um programa voltado à saúde mental dos agentes da força de segurança. Nacionalmente, ele destaca a importância da aprovação do projeto de Lei 4815/19, em tramitação no Senado, que detalha ações relativas à prevenção de suicídio e automutilação de profissionais de segurança pública.

“É importante que o Senado aprove essa matéria e precisamos do apoio dos nossos três senadores para isso. Precisamos qualidade de vida e de saúde dos profissionais de segurança pública e defesa nacional”, observou Jutay.

Segundo o texto, o Ministério da Justiça deverá divulgar diretrizes de prevenção e atendimento de casos de emergência psiquiátrica de profissionais de segurança pública e defesa nacional. O texto modifica a Lei 13.675/18, ampliando o programa de qualidade de vida dos profissionais de segurança, o Pró-Vida. Esse programa terá 15 diretrizes, como melhoria da infraestrutura das unidades; incentivo à gestão administrativa humanizada; e incentivo ao implemento de carga horária humanizada e de política remuneratória condizente.

O projeto traça três estágios de prevenção. Na prevenção primária, serão usadas estratégias como estímulo ao convício social, programas de conscientização, ciclos de palestras e campanhas, abordagem do tema de saúde mental e capacitação para identificação de casos de risco.

O deputado Jutay Meneses tem um trabalho voltado para os profissionais da segurança pública da Paraíba, sobretudo junto aos policiais penais. “Esses profissionais desenvolvem um trabalho de extrema importância para manutenção da segurança pública. São homens e mulheres que podem ser chamados de heróis e heroínas, pela função que desempenham diariamente. O nosso mandato se coloca a disposição para lutar e atuar em defesa da categoria, dando voz a esses homens e mulheres que tanto fazem pela nossa sociedade”, destacou.