Brasil, Legislativo, Notícias

PT e PSB devem anunciar apoio à reeleição de Arthur Lira na presidência da Câmara

O PT e o PSB devem anunciar publicamente nesta terça-feira, 29, o apoio à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Os partidos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, vão anunciar publicamente apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta terça-feira, às 16h. Junto com PCdoB e PV, que formam uma federação com os petistas e precisam agir em bloco com eles, as legendas somam 94 deputados.

Lira está com a reeleição para o comando da Casa praticamente definido com a sinalização de partidos que representam mais de 400 dos 513 deputados da Câmara.

O apoio de ambas as legendas ao atual presidente da Câmara vinha tropeçando devido a divergências sobre, por exemplo, a composição de comissões na Casa. É o caso de negociações já feitas entre Lira e o PL de Jair Bolsonaro e o União Brasil, partido mais volumoso do Congresso. Pelas tratativas, ambas as legendas se revezariam na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) — considerada a mais importante.

Coube ao líder do PT Reginaldo Lopes (MG) negociar o bloco das legendas que encaminharão, unidas, a recondução de Lira. “A coordenação da bancada [do PT], mais PV e PCdoB vão encaminhar pelo apoio à reeleição de Lira. Quem decide é o plenário da federação”, afirmou o parlamentar a VEJA.