Negócios

Oportunidade: Assaí lança programa de contratação para profissionais 50+ na PB

Mais resiliência, experiência, qualificação, comprometimento e maturidade. Com o objetivo de aumentar a representatividade dos(as) profissionais seniores em seu quadro de colaboradores(as) e somar com esses talentos, o Assaí Atacadista irá lançar o Programa 50+, para todas as lojas, centros de distribuição e escritórios da empresa distribuídos em 23 Estados mais o Distrito Federal. A iniciativa faz parte das ações anunciadas durante a 6ª Semana de Diversidade da Companhia, que conta com uma série de práticas para fomentar a inclusão, a equidade e o respeito a todos(as) e está em linha com o Programa de Diversidade do Assaí, que conta com cinco temas prioritários (Raça LGBTQIA+, Gêneros, Pessoas com Deficiência e Gerações). A partir do dia 24 deste mês, a página da Companhia na plataforma de recrutamento e seleção Gupy passará a contar com uma área específica para concentrar as candidaturas de todos(as) os(as) profissionais com mais de 50 anos de idade e que serão direcionadas às oportunidades do atacadista.

Atualmente, cerca de 6% de todos(as) os(as) funcionários(as) da empresa têm mais de 50 anos – o que representa mais de 4.000 pessoas. O Programa 50+ fica ativo durante todo o ano e as vagas são elegíveis a todos os níveis e áreas da Companhia, nas mais de 240 lojas em funcionamento, além dos 11 centros de distribuição e escritórios do país. Inclui também a formação do time das cerca das 58 novas lojas que serão abertas até o final deste ano.

“As pessoas estão vivendo mais e com mais saúde e qualidade de vida. Isso gera grandes mudanças para a sociedade e para o mercado de trabalho. Profissionais com mais de 50 anos trazem características que têm muito a somar para a Companhia, como experiência de mercado, agilidade na solução de desafios e tendem a compartilhar mais os seus conhecimentos com os(as) demais colegas do time – além de qualidades comportamentais – são resilientes, comprometidos(as) e buscam trilhar carreira e se desenvolver no negócio. Apenas em 2021, contratamos mais de 250 colaboradores(as) com mais de 55 anos para atuarem em áreas como o açougue e o setor de frutas, verduras e legumes de nossas lojas mas, com o intuito de ampliarmos ainda mais esse quadro, fortalecemos o nosso pilar de Gerações e criamos o Programa 50+. Ele tem o objetivo de fomentarmos a contratação de pessoas a partir dessa faixa etária, oferecendo oportunidades para quem deseja retornar ao mercado de trabalho, com capacitação e planos de carreira para que essas pessoas possam tanto se estabelecer como crescer junto conosco”, analisa Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí Atacadista.

O Programa 50+ nasce após estudos de mercado realizados pelo Assaí em que se observou que a atração desses talentos começa a ser dificultada a partir dos 50 anos de idade devido a diferentes fatores – entre eles estão vieses inconscientes e crenças inadequadas ainda difundidas perante o mercado de trabalho. O tema também traz atenção para a Década do Envelhecimento Saudável – termo cunhado pela Organização das Nações Unidades (ONU) para endossar ações e medidas que contribuam para o envelhecimento ativo e saudável da população. De acordo com dados do Ipea, 57% da população economicamente ativa no Brasil vai ter mais de 45 anos em 2050. Nesse mesmo ano, o Brasil deverá se tornar o sexto país com o maior número de pessoas acima de 60 anos no mundo, de acordo com o IBGE

Entre as medidas de capacitação, estão cursos específicos dentro da Universidade Assaí. A plataforma de educação corporativa da Companhia, exclusiva ao time interno, possui cinco escolas de formação – Atacado, Liderança, Operações, Comercial e Desenvolvimento Técnico e Comportamental –, além de mais de 5.000 cursos e trilhas personalizadas de acordo com a área de atuação, trajetória de carreira e necessidades de desenvolvimento de cada colaborador(a), atendendo da base de colaboradores(as) até as altas lideranças.

Em linha com os esforços para promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e acolhedor, recentemente o Assaí também recebeu, em julho deste ano, o selo Great Place To Work (GPTW), que avalia a relação de confiança nas empresas e revela a percepção do(a) funcionário(a) em relação às várias políticas e comportamentos da organização, o que atrai e retém bons(as) profissionais e ajuda a criar boas relações com acionistas. Para saber mais sobre o Programa 50+ acesse: https://assai.gupy.io/jobs/2593856

Sobre o Assaí Atacadista 

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 55 bilhões nos últimos 12 meses, está presente nas cinco regiões do País com mais de 250 lojas distribuídas em 23 estados, além do Distrito Federal. Possui cerca de 70 mil colaboradores(as) e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2022, o Assaí foi considerado o melhor atacadista em duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha: “Os Melhores de São Paulo – Serviços” (em que vence pelo 7º ano consecutivo); e “O Melhor da Internet no Brasil”. Também foi eleita a melhor empresa do ramo de Comércio Varejista do Valor 1000, anuário realizado pelo jornal Valor Econômico, e recebeu a certificação Great Place to Work. O Assaí está entre as 15 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Brand Finance.