Economia

Farol Digital: ecossistema de inovação reúne principais atores para desenvolvimento tecnológico da capital

O Sebrae Paraíba realizou, na noite desta segunda-feira (12), o lançamento do Farol Digital, em João Pessoa: um ponto de encontro de empreendedores, startups, investidores e também de universidades e instituições de fomento focados no desenvolvimento da inovação. A ação é uma iniciativa do Sebrae, Prefeitura de João Pessoa e demais parceiros.  

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PB, Marconi Medeiros, e também presidente da Fecomércio, destacou como o comércio, os serviços e as empresas de turismo de João Pessoa serão beneficiados com a ação. “Nossa sociedade estava esperando por isso”, pontuou.  Já o diretor técnico do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, destacou a importante trajetória que a instituição vem realizando desde o início da década de 2000 no fomento à inovação, com a disponibilização do Sebraetec para dar condições a quem quisesse desenvolver a sua startup.  

O gerente regional do Sebrae/PB, Cláudio Soares, por sua vez, explicou como o Farol Digital é, também, uma forma de unir pequenos negócios com grandes empresas. “O Farol Digital visa mostrar ao mercado que nós temos um potencial de inovação muito forte e que o mercado pode consumir do que as universidades estão produzindo em termos de mão de obra, e assim acelerar novas empresas, conectando os pequenos negócios com grandes empresas que têm a necessidade de implantar inovação em seus processos”, disse. 

Também presente no evento, o prefeito Cícero Lucena falou da importância que se tem incentivar o empreendedorismo e a inovação desde os primeiros anos da educação, para que assim se construa o alicerce de uma geração preparada para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho impõe. “Nossa filosofia é não só na redução de impostos, mas também preparar os alunos da rede municipal e dotar os professores de capacitação para que possam usar ferramentas como os tablets que temos distribuído, para assim formar uma nova geração preparada para o que o mercado está buscando”, disse. 

O empresário André Santana, líder da Cactus Valley, uma comunidade de inovação para João Pessoa, viu com entusiasmo o lançamento. “João Pessoa tem uma riqueza muito grande de mão de obra qualificada e esses talentos muitas vezes estão indo para o Sudeste. Nós temos que mostrar que João Pessoa tem a cara da tecnologia. Podemos trabalhar aqui e entregar tecnologia para o mundo todo”, ressaltou. 

Farol Digital – A iniciativa tem como premissa destacar João Pessoa em um expoente de inovação, conectando atores do ecossistema para o desenvolvimento de soluções inovadoras, dinamizando o desenvolvimento econômico, social e ambiental, tornando-se um relevante representante da nova fase da economia do estado da Paraíba. 

O Farol Digital é composto por atores de quatro eixos: governo (.gov), empresas (.com), instituições de fomento (.org) e de ensino (.edu). Além do Sebrae/PB e da Prefeitura de João Pessoa, entre os participantes estão o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região, a Câmara Municipal, Senai e diversas empresas voltadas para inovação, com atuação local. 

Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.