Política com pimenta

VÍDEO: “Vocês existem e são valiosos pra nós”, diz novo Ministro dos Direitos Humanos

O novo Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, fez um discurso de posse emocionante nesta terça-feira (3).  Comprometeu-se a “não esquecer os esquecidos” e a lutar por um país em que a vida e a dignidade sejam prioridades.
Jurista e filósofo, e uma das maiores referências nas discussões sobre racismo no Brasil, Almeida, que tem 46 anos, citou um ditado iorubá e citou os rappers Emicida e Mano Brown, Mandela, Pelé, Zumbi, Marielle Franco, Luiz Gama e Martin Luther King. Ele falou de ancestralidade, passado, futuro e presente, e destacou:

“Assim como disse Luther King, de quem falei no início, não há paz sem memória e não há paz sem justiça, e justiça é luta. Eu tenho um sonho e quero sonhá-lo com todo o povo brasileiro. Eu sonho com um futuro no qual nós já vencemos. Nós somos a vitória dos nossos ancestrais. Nós somos a vitória, também, daqueles que virão depois de nós.”

Sílvio Almeida substitui a ultraconservadora Damares Alves, que, alinhada com o ex-presidente Jair Bolsonaro, promoveu um apagão na política de direitos humanos, acabou com o comitê que avaliava o cumprimento do plano nacional e limitou a participação popular nas discussões.

Assista trecho do discurso: