Brasil, Notícias

Terroristas bolsonaristas invadem Congresso Nacional

Manifestantes extremistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inconformados com o resultado das eleições presidenciais de 2022 que sagraram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presidente da República, invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8), após entraram em choque com a polícia. Bombas de gás e tiros de balas de borracha foram usados para tentar conter a multidão.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, sugeriu que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (Republicanos), facilitou a ação dos vândalos. “Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer”, escreveu Gleisi.

Janelas e portas foram quebradas e os vândalos ocuparam o salão verde da Câmara dos Deputados. Por volta das 15h deste domingo, as forças de segurança passaram a recuar e permitir a invasão. Agentes da Força Nacional passaram a negociar com os manifestantes, por volta das 15h10.

Às 15h30, começaram a ser publicadas as primeiras imagens de extremistas dentro do Salão Verde, após vidros terem sido quebrados para dar acessos dos manifestantes ao interior do Congresso Nacional.

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a invasão é inaceitável e que repudia atos antidemocráticos. “Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, escreveu.

Às 15h40, o ministro da Justiça, Flavio Dino, disse que estava dentro do Ministério da Justiça, ao lado do Congresso.

 

STF

Às 15h50, surgiram na internet as primeiras imagens de extremistas dentro do Plenário do Supremo Tribunal Federal.

 

Com informações de Band Jornalismo