Política com pimenta

“Não conheço os Lençóis Maranhenses, que fazem divisa com a Paraíba, né?”; Datena erra feio ao desconhecer geografia e política regional

O apresentador da TV Band, José Luiz Datena, mostrou absoluto desconhecimento da geografia do Nordeste e da atual política regional, ao citar que a Paraíba faz divisa com o Piauí, por isso, ficaria próxima aos Lençóis Maranhenses e desconhecer João Azevêdo. O que Datena não sabe é a Paraíba está somente a  17 horas e 40 min , de carro, ou 1.215,7 km, deste destino. E o que ele também não sabe e não procurou saber, é que o Consórcio Nordeste é agora presidido pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, e não por Flávio Dino, que diga-se de passagem agora é ministro do governo Lula.
Ao errar, por duas vezes, Datena demonstra um erro grotesco no jornalismo: não se inteirar da pauta e desconhecer o entrevistado. Não foi preciso assistir ao restante da entrevista, para subentender que as perguntas foram feitas pela produção e Datena parece ter sido apenas o meio pelo qual elas foram feitas.

A extrema mania de superioridade destes apresentadores não surpreende ninguém. Mas a vergonha dessa entrevista deveria servir de exemplo e lição.  O governador e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo (PSB), foi contido, ainda que demonstrasse o desconforto de ter que corrigir o apresentador ao vivo. Datena ainda tentou arrematar o deslize, ou erro grotesco, mas não conseguiu. A entrevista seguiu. João Azevêdo, governador da paraíba tem se destacado nacionalmente por presidir o Consórcio Nordeste. Na próxima sexta-feira (20), o socialista recebe na capital paraibana os demais governadores da região para elencar as principais pautas nordestinas a serem levadas ao presidente Luiz Inácio lula da Silva. Um momento importante, tendo em vista que o Nordeste dispõe de dores em comum. Azevêdo no entanto não adiantou nenhuma das demandas. O encontro serve para colocar a Paraíba no centro da região, o lugar que certamente já lhe é conferido geograficamente.

Voltando à entrevista concedida nesta quarta-feira (18/01), entrevista a José Luiz Datena na Rádio Bandeirantes de São Paulo, João, que é Professor por formação, corrigiu Luiz Datena, ao informar que os Lençóis Maranhenses ficam no norte do Maranhão. O estado faz divisa com o Piauí a leste, o Tocantins a sudoeste e o Pará a oeste e noroeste e a entrevista seguiu.