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Projeto João PessoaS capacita servidores para atendimento humanizado e antidiscriminatório

O projeto João PessoaS – cidade inclusiva e diversa, da prefeitura municipal, chegou à segunda fase com o objetivo de formar multiplicadores. Dos 200 servidores que participaram da primeira fase, 40 foram selecionados e estão sendo capacitados oferecer um atendimento mais humano à população pessoense.

Ana Carolina Gondim, diretora a de enfrentamento à violência contra a mulher da Secretaria Extraordinária de Políticas públicas para as Mulheres (SEPPM) explica que esta fase traz uma “formação mais aprofundada que possibilitará aos participantes se tornarem multiplicadores de saberes sobre temáticas antidiscriminatórias como capacitismo, racismo, lgbtfobia, sexismo, etarismo etc. Ao final, esses servidores terão condição de promover palestras e coordenar oficinas, além de orientar os colegas em suas secretarias sobre a necessidade do respeito à diversidade humana”.

O projeto tem duração de 18 meses e iniciou em dezembro de 2021 com o planejamento. A execução começou na primeira semana de junho do ano passado e o encerramento será em abril, com a formatura dos participantes.

Primeira fase – A jornada de sensibilização contou com a participação de 300 guardas civis metropolitanos e 26 representantes de 18 secretarias, além da Controladoria Geral do Município, Procuradoria, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP). Todos esses órgãos compõem o Comitê Gestor do Programa João Pessoa Sustentável.

Temas – Os participantes puderam discutir sobre temas diversos e aprender sobre masculinidades, machismos, violência doméstica, ciclos de violência e muito mais. Nesta segunda fase, os temas discutidos são: Ideologia, poder e dominação; O significado de ser homem; Lei Maria da Penha; Divisão de tarefas masculinas e femininas; Construção sóciohistórica das discriminações; Estudos das Masculinidades; Pessoas com deficiência; Patriarcado, LGBTQIA+fobia e discriminação e Transgeneridade.

“Essas palestras servirão para que, na prefeitura de João Pessoa, nós não tenhamos nenhum tipo de episódio de violência institucional, de mau atendimento aos usuários, aos cidadãos e cidadãs pessoenses, de modo que os servidores da prefeitura possam tratar a todos de maneira igualitária e, por consequência, garantir os direitos desses usuários e usuários, proporcionando um atendimento mais humanizado possível”, afirmou Ana Gondim.

O treinamento está sendo realizado no Centro Helena Holanda, no Pedro Gondim, todas as quartas-feiras.