Opinião

Deu Chico Mendes na cabeça – socialista é indicado por João Para líder do governo na ALPB

Hervázio Bezerra (PSB) sobrou na curva. O nome de João Azevêdo (PSB) para a liderança do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba é o do deputado Francisco Mendes Campos, vulgo Chico Mendes (PSB). A confirmação veio por meio ofício enviado pelo governador ao presidente da Assembleia, Adriano Galdino, na tarde desta terça-feira (7).

Apesar de experiente, contra Hervázio pesou seu passado. O socialista foi líder na bancada governista nos oito anos do governo Ricardo Coutinho (2011 – 2018). À época, Ricardo enfrentava oposição mais combativa e barulhenta e precisava de alguém com perfil mais belicoso. Esse alguém era Hervázio.

Ao contrário, João Azevêdo, eleito com apoio de partidos de esquerda e direita, busca o consenso. Não custa lembrar do café da manhã em que reuniu todos os eleitos às vésperas da eleição para a mesa diretora da Assembleia e da mensagem que deixou do Executivo na abertura dos trabalhos legislativos.

O lema de João é pacificação. Vai precisar de  alguém que transite bem entre os dois lados, sem o peso de um passado embaraçoso que limite sua articulação. Chico Mendes terá esse papel: será como linha e agulha nas costuras que permitam a aprovação de projetos de interesse do governo. Essa é a lógica de João – lógica de quem precisa afastar problemas pra manter a governabilidade.