Opinião

A Paraíba é a menor das preocupações de Lula

Nesta terça-feira (14), Lula começa uma série de viagens pelo país para divulgar uma agenda positiva em benefício da região. O ponto de partida é a Bahia, mais precisamente a cidade de Santo Amaro da Purificação, onde vai relançar o programa Minha Casa Minha Vida, substituído no governo passado pelo Casa Verde Amarela. Se virá à Paraíba, não se sabe ainda. Pelo menos o PT estadual não foi informado segundo o presidente Jackson Macêdo revelou em rádio local. Essa é a deixa para o que vem a seguir.

O PT paraibano saiu fragilizado das eleições passadas. Apoiou um candidato ao governo que não foi para o segundo turno; perdeu o Senado para o União Brasil, e perdeu porque insistiu na candidatura de Ricardo Coutinho, embora ele estivesse juridicamente inelegível, dividindo, assim, os votos da esquerda. Poderia ter apostado em uma frente ampla, tal qual o PT fez nacionalmente, mas preferiu forçar a barra e deu com os burros n’água. Lula foi eleito na Paraíba com 66,62% dos votos válidos, mas não pela articulação do PT paraibano, o que nos leva a uma declaração de Jackson Macêdo, presidente estadual do partido.

Em entrevista recente (no fim de semana), Macêdo admitiu que o partido pode não ter candidatura própria para prefeitura de João Pessoa em 2024 e a possibilidade de fechar com Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa. Há uma possibilidade de alinhamento do PP com PT no plano nacional, é verdade. Isso tornaria as coisas mais fáceis para o PT paraibano. Há também a possibilidade de Cícero mudar de partido, buscando se posicionar mais à esquerda para garantir ampla base de apoio, ou seja, há diferentes variáveis e um cenário completamente embaçado, o que se justifica por estarmos a um ano e oito meses das eleições.

A fala de Macêdo, porém, anuncia conflito de interesse e, ao que parece, teve destinatário certo: Luciano Cartaxo. O ex-prefeito, hoje deputado estadual, andou declarando seu desejo de disputar as eleições para prefeitura de João Pessoa ano que vem. Acontece que no PT paraibano, com as digitais de Ricardo Coutinho, Macêdo (ou Ricardo?) dá as cartas. A depender do desenrolar das coisas, Ricardo precisa de caminho livre para, fora do governo Lula, disputar a prefeitura da capital se for o caso. Até 2024 muitas águas vão rolar.

E por falar em Ricardo e no governo Lula… A imprensa local tem criticado o presidente por “excluir” aliados paraibanos de seus ministérios. Crítica sem qualquer fundamento, com muito fígado e pouca lógica. Para além dos motivos já citados (PT local enfraquecido, articulação zero para eleição do Lula por aqui), o presidente vem agindo de forma pragmática e, como me disse uma fonte, “sem olhar para os mapas dos Estados, mas para as forças políticas que desempenham papéis em Brasília”. Sem maioria no Congresso, Lula parece ter mais com o que se preocupar. A Paraíba é, sem dúvida, a menor de suas preocupações agora.

 

Imagem: Ricardo Stuckert/PR