Política com pimenta

Vídeo: um bolsonarista “de cara” com Lula e uma lição aprendida

Ninguém merece passar pelo que as famílias  do litoral norte de São Paulo, em especial as de São Sebastião, estão passando. As chuvas do fim de semana provocaram deslizamentos e deixaram 36 mortos.

As mudanças climáticas estão por trás de grandes catástrofes no mundo, mas, especificamente no Brasil, por trás dessas mudanças do clima há um histórico de descaso e negligência, déficit habitacional, falta de fiscalização e de um política de investimentos voltada para a prevenção, a proteção da vida e a dignidade humana.

Todo verão, a cada ciclo chuvoso, porções de terras desmoronam causando destruição e dor. Dessa vez foi em São Sebastião, que recebeu um volume de chuva fora do comum,  classificado por meteorologistas como um “evento climático extremo”, cuja previsão do tempo sequer conseguiu antecipar. Sim, havia sinais de alerta, mas a proporção pluviométrica registrada foi além.

Esse é o novo normal. Eventos climáticos extremos tendem a se repetir e se acelerar tamanha é a degradação ambiental, a poluição e a morte de rios, os desmatamentos, o crescimento desordenado de cidades à revelia de gestores que fazem vista grossa para um problema com efeitos colaterais já conhecidos.

E no meio de algo tão devastador, a boa política precisa se impor porque revestida do espírito de (re)construção que só é possível na união de esforços. A máquina não pode parar porque é carnaval. A necessidade que se impoe é de cuidado. E isso Lula domina! Só quem passou pela dor reconhece o sofrimento do outro. Mas ao se deslocar para o epicentro do desastre paulista, o presidente eleito demonstra mais que empatia. Mostra a grandeza de quem se importa frente à miudeza de quem se fia no conflito.

Em entrevista coletiva à imprensa depois de sobrevoar São Sebastião e ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Repulicanos) e do prefeito Felipe Augusto (PSDB), ambos bolsonaristas, disse Lula:

“Nós estamos juntos. Acabou a eleição. Se cada um ficar trabalhando sozinho a nossa capacidade de rendimento é muito menor, e é por isso que precisamos estar juntos”.

Veja o vídeo:

 

Estadista que é, Lula foi também pedagógico e derrubou a falácia bolsonarista de que adversários políticos, de campos ideológicos distintos, têm de ser inimigos. De cara com o petista, o prefeito tucano, ao que parece, aprendeu grande lição, e agradeceu publicamente em sua conta no Twitter:

“Não consigo descrever em palavras o sentimento que está dentro de mim neste momento. O apoio e respeito do @LulaOficial a cidade de São Sebastião/SP, vem como combustível para lutarmos até o último minuto em busca de vidas dentro deste cenário devastador que estamos enfrentando!”.

Apoio e respeito fazem parte justamente da democracia que se apoia no discurso racional, no progresso civilizatório e se afasta dos ataques de ódio promovidos pelo bolsonarismo.