Brasil, Educação

Inscrições do Sisu terminam nesta sexta-feira

Estudantes que concluíram o ensino médio,  participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e não zeraram a redaçao têm até às 23h59 para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas de todo o país, e para acompanhar o processo caso já tenham se inscrito. A participação no Sisu é gratuita.

O sistema de inscrições está disponível exclusivamente no site do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior do Ministério da Educação. É possível escolher até duas opções de curso, tendo uma delas como prioridade. Atenção: é possível alterar essas opções e prioridades até o fim do dia conforme a classificação. Isso porque as vagas são ocupadas de acordo com a pontuação dos inscritos dentro de cada curso.

Acesso ao sistema

Para fazer a inscrição é preciso ter uma conta no sistema “gov.br.”. Para quem já se cadastrou, o acesso é feito por meio do CPF e senha. Ao entrar no sistema do Sisu, todas as notas obtidas no Enem são recuperadas automaticamente. O cálculo é feito de maneira automática.

Prouni e Fies em breve

Outros dois processos seletivos vão ser abertos nos próximos dias no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior: o Prouni, que oferece bolsas em universidades privadas, abre inscrições já  na próxima terça-feira (28); para o Fies, modalidade de financiamento estudantil, as inscrições começam em 7 de março.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil