Notícias

Madu Ayá presta contas do trabalho desenvolvido na Secretaria de Juventude

A cantora, compositora e multiinstrumentista Madu Ayá deixou a Secretaria Executiva de Estado da Juventude e fez uma prestação de contas do trabalho desenvolvido em quase um ano de gestão. Neste período, ela priorizou a oferta de cursos profissionalizantes para jovens, espaço no mercado de trabalho, ações de enfrentamento à violência e iniciativas para valorizar e revelar talentos.

O trabalho desenvolvido por Madu lhe rendeu projeção nacional e ela acabou integrando a equipe de transição do Governo Lula na área de Juventude. Como secretária participou ativamente do Movimento Nacional Juventude do Agora, em São Paulo. “Deixo a pasta com a sensação de dever cumprido pelo trabalho realizado e com o coração cheio de gratidão pela confiança depositada em mim pelo governador João Azevêdo”, disse.

Como secretária, foi responsável pela execução do programa Qualifica Juventudes, que ofereceu cursos na área de aprendizado rural e empreendedorismo para jovens do campo com idades entre 18 e 29 anos. O trabalho foi realizado em parceria com Senar e Sebrae em 70 municípios. A segunda etapa da iniciativa encontra-se em execução.

Para qualificar jovens, ofereceu Cursos da Rede Co.liga e comandou a pactuação com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) para realização de cursos de qualificação profissional e acesso às oportunidades de estágio e aprendizagem para os jovens da Paraíba.

Madu esteve presente lançamento da Plataforma ‘Carreira Unifacisa’, que trará diversas oportunidades de emprego para os jovens do interior. Articulou em parceria com a Assembleia Legislativa da Paraíba a Sessão Especial sobre Inserção do Jovem no Mundo do Trabalho e também sobre Saúde Mental da Juventude.

Ainda para auxiliar o ingresso do jovem no mercado de trabalho, firmou parceria com o Empreender-PB, para beneficiar os jovens que fizeram parte do Programa Qualifica Juventudes com a linha de Crédito da Juventude.

Combate à violência – Desenvolveu uma série de ações no 1º Dia Estadual de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes e realizou o 1º Workshop de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes na Fundação Casa de José Américo.

Cultura e inclusão – Durante a sua gestão realizou o Agosto das Juventudes, um mês inteiro de ações e debates de temas de interesse dos jovens; e a Caravana Juventude nas Letras com apresentações musicais de jovens em várias regiões do estado.  Outra iniciativa importante foi a criação do Juventudes das Letras, primeiro festival literário da juventude, que contou com a participação da Funesc e Editora A União. Os ganhadores receberam premiação em dinheiro e as obras integraram um livro coletânea.

Também desenvolveu o Projeto Juventudes na Vila, para que os jovens de escolas públicas conhecessem o complexo esportivo da Vila Olímpica Parahyba. Deu seguimento ao Fala Juventude, um programa de rádio que debate temas de interesse dos jovens.

Destaque nacional – Os programas e ações executadas pelo Governo da Paraíba foram destaque em relação à temática da Juventude e Sustentabilidade, durante Seminário organizado pelo Fórum de Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizado no ano passado no Rio de Janeiro. Madu Ayá fez a apresentação do trabalho realizado e destacou o Plano Estadual de Juventude e programas como o Qualifica Juventudes.

Projetos – Para o ano de 2023, Madu deixou projetos encaminhados como o voltado para os jovens em situação de vulnerabilidade e outro voltado para às mulheres,  em parceria com a Rede Mulheres Empreendedoras (Projeto Ela Pode) e o Google. Iniciou diálogo com a Fetag visando ações voltadas para a juventude do campo.

Perfil – Mayara Raquel Alves Fernandes, Madu Ayá, tem 26 anos, é cantora e compositora pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e União Brasileira de Compositores (UBC), além de ser Cirurgiã-Dentista pela Universidade Estadual da Paraíba. Multiinstrumentista, é envolvida com artes desde a infância, participou de diversos festivais autorais e em 2018 foi semifinalista do Festival Nacional da Canção.