Brasil, Notícias, Política

PSB, de João Azevêdo, aprova federação com PDT e Solidariedade

A Executiva Nacional do PSB aprovou, por ampla maioria, a proposta de formação de uma federação partidária com o PDT e o Solidariedade. A decisão autoriza o presidente nacional da sigla socialista, Carlos Siqueira, a estabelecer o diálogo com as demais legendas. A possibilidade de criação da federação consta no documento discutido em reunião realizada ontem (9), em Brasília.
O encontro contou com a participação de lideranças do PSB como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; dos governadores da Paraíba e do Espírito Santo, João Azevedo e Renato Casagrande, respectivamente; e dos líderes no Senado, Jorge Kajuru, e na Câmara dos Deputados, Felipe Carrera.
De acordo com o presidente Carlos Siqueira, o objetivo é criar uma federação partidária que represente uma nova força de centro-esquerda. “A realidade do sistema político exige uma racionalização do número de partidos no país, que apresentem programas mais claros à sociedade e, com isso, acredito que podemos ampliar a base de apoio ao campo progressista nas eleições de 2024 e 2026”, avalia Siqueira.
No documento partidário, os socialistas ponderam que uma federação com siglas como PDT e SD, que possuem tamanho mais equivalente ao PSB, permitiria um equilíbrio necessário à tomada de decisões e ao respeito à autonomia de cada legenda.
Em 2020, PSB e PDT estiveram juntos nas eleições municipais, nas principais capitais do país e em dezenas de grandes cidades. Somados, elegeram mais de 560 prefeitos e prefeitas.