Expoturismo destaca 12 regiões turísticas do estado, conectando negócios, turismo e pessoas; estandes ainda estão à venda até 6 de abril
Consolidada no setor de turismo e negócios, a Expoturismo Paraíba é uma feira 100% paraibana que une e destaca 12 regiões turísticas do estado, conectando negócios, turismo e pessoas. Segundo Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae PB, a feira praticamente dobrou de tamanho em relação à edição anterior e está preparada para receber 150 estandes. Serão 300 expositores de todas as regiões do estado, além de agências e operadoras do Brasil. Os estandes estão à venda até 6 de abril, e são esperados 18 mil visitantes presenciais de 25 a 27 de maio.
Para Regina, o formato inovador da feira favorece a regionalização do turismo. “Deu muito certo! Em nenhum outro estado do Brasil você conhece as regiões turísticas. O que inovamos na Paraiba facilita o trabalho de integração e governança. Temos regiões de turismo com até 20 municípios inscritos e cada um deles com, no mínimo, cinco negócios de turismo ou da produção associada. São negócios que compreendem artesanato, alimentos e bebidas artesanais e personagens da cultura regional que fazem parte de segmentos da economia criativa”, destaca Regina.
A gestora ainda ressalta a programação artística e gastronômica, com apresentações culturais a cada 20 minutos, praça de alimentação e um estande exclusivo para degustação de alimentos e bebidas que fazem parte das rotas e roteiros turísticos. Regina também menciona que está em contato com outros Sebraes para trazer caravanas de agências e operadoras de turismo de todo o Brasil. Ao todo, a Expoturismo Paraíba deve movimentar mais de R$ 3 milhões em negócios na cadeia produtiva, além de promover a integração de entidades do trade turístico paraibano e de outras regiões do Brasil.
Capacitação — Os expositores que já adquiriram seus estandes estão participando de capacitações online. De acordo com Regina, representantes de 66 municípios já estão envolvidos. “Esta iniciativa serve para dar mais segurança, tirar dúvidas e fazer algumas sugestões para que o estande efetivamente gere encantamento e experiências. Passamos todas essas orientações em uma hora a cada treinamento, que são quatro”, conta. E acrescenta que essa capacitação foi um aprendizado das edições da feira que aconteceram durante a pandemia. “A única forma que tínhamos de conversar era online, mas foram tão bons os resultados e a preparação que resolvi incorporar nessa edição da Expo Turismo Paraíba”, acrescenta.
Conhecimento — Conectar operadoras de turismo e apresentar destinos, possibilitando gerar negócios são propostas da Expo Turismo Paraíba, mas a feira também vai possibilitar conhecimento aos participantes. No dia 25, a partir das 14h, será realizado o Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Turismo e Cultura. Coordenado pela secretária de Turismo, Rosália Lucas, o evento vai receber um consultor internacional de Portugal. Após isso, às 18h, acontecerá a abertura oficial da feira. “Já no dia 26, o Convention Bureau de João Pessoa coordena um evento corporativo de negócios, que é o Summit MICE. Essa sigla em inglês significa viagens de incentivo corporativo, reuniões e congressos e vai trazer boas parcerias, bem como tendências de negócios”, ressalta Regina.
No dia 27, das 16h às 20h o Sebrae coordena a relação de palestras e a programação dos casos de sucesso de rotas, roteiros e de pontos turísticos da Paraíba. A Expo Turismo Paraíba é uma ação colaborativa do Sebrae Paraíba com o Governo do Estado (SETDE e PBTUR) Fecomércio/ Senac/ Sesc, Convention Bureau João Pessoa, ABIH/PB, ABAV/PB, SEHA/PB e SETUR/JPA.