Brasil, Paraíba, Política

Deputados trabalham para articular Federações Partidárias

Partido Verde (PV), PC do B e PT fecharam a composição da ‘Federação Brasil da Esperança’, mas já tem desarmonia. O desencontro é entre o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) e o presidente estadual do PV, Sargento Denis. Semana passada o líder do Partido Verde afirmou que é a legenda quem deve encabeçar a federação, declaração que foi minimizada por Cartaxo ontem (28).  O desacordo é maior ainda porque o PV já andou se posicionou em favor da reeleição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em 2024.

Luciano adiantou que é cedo para adiantar essa definição, mas apontou para o peso político do PT para essa liderança. “A federação composta por três partidos e o maior partido da federação é o PT, que tem quadros suficientes para governar, para bater de frente com a atual gestão”, afirmou.

Luciano quer ser oposição, mas o PV não dá sinais de que andará na mesma direção. Por isso, Cartaxo tenta levantar a força do PT, que segundo ele vem demonstrando ter nomes suficientes para a candidatura própria.

“O PV e PC do B apoiaram João Azevêdo no primeiro turno, mas a federação como um todo apoiou Venziano. Então o PT é o carro chefe dessa federação. Mas vamos debater, construir, conversar, analisar e construir unidade. Aliança política, chapa para eleição, só vamos debater no próximo ano”, concluiu

E tem mais Federação em pauta. Integrantes de partidos que podem estar em uma coalizão do PSDB, PSC, Podemos e Cidadania já se articulam na Paraíba para emplacar possível comando do grupo nas eleições municipais.

É o que já adianta o deputado estadual Fábio Ramalho (PSDB). “Um grupo de pensamentos de pessoas que pensam num projeto de desenvolvimento da oposição na Paraíba, esse é o grande marco e a grande importância para a política paraibana”, disse.

As conversas, segundo o parlamentar, estão sendo feitas a partir de Brasília, onde tem sido estudada a oportunidade. “Desde a semana passada estamos tratando sobre essa temática em Brasília,  e em seguida afunilar a ideia para a Paraíba”, explicou.

Pelo ninho tucano, o PSDB, o deputado Fábio Ramalho disse que os nomes já estão na mesa. Marcondes Gadelha, Pedro Cunha Lima, Ruy Carneiro e Romero Rodrigues são algumas das opções colocados por ele.  “Todos têm muita capacidade de estar á frente dessa Federação”, disse.

Essa seria uma Federação dentro de outra. Isso porque PSDB e Cidadania já haviam se fundido no ano passado. Esse segundo passo poderia tornar a Federação a maior composição de legendas na Paraíba, ms ainda falta o acerto final para isto.

Outra federação que também aguarda a canetada final é a que engloba o PDT, o Solidariedade e o PSB. O deputado estadual Eduardo Brito, do Solidariedade, revelou que conversas para concretização estão avançando na capital federal: “Fábio Carneiro e Eduardo Carneiro estão em Brasília no momento e devem tratar do tema com as presidências nacionais das legendas. É importante a formação dessa federação pois a política é feita com aliança, união”, disse.

Obstáculo – As eleições para prefeito no ano que vem têm sido um entrave, e podem impedir a formação imediata da federação entre PDT, PSB e Solidariedade (SD) – partidos com bancadas declinantes na Câmara dos Deputados. O caminho mais provável é o da consolidação de um bloco para atuação no Congresso com a montagem da federação só após as eleições municipais. A ordem entre os potenciais futuros federados é não dar urgência ao tema.