Brasil

Consumidores da Paraíba foram os que mais regularizaram dívidas inadimplentes na região Nordeste, revela Serasa Experia

Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, em janeiro, no Nordeste do país, 63,2% das dívidas de consumidores inadimplentes foram ressarcidas em até 60 dias após a negativação. O estado que mais quitou débitos foi a Paraíba, marcando 68,8%. 7 em cada 10 contas foram quitadas no estado em até 60 dias após a negativação. Veja no gráfico abaixo os dados completos:

Na análise das demais regiões do Brasil, ainda em janeiro, o Centro-Oeste teve a melhor taxa de recuperação, com 66,9% das dívidas negativadas ressarcidas. Em sequência estava o Sul (63,6%), seguido pelo Nordeste (63,2%) e Sudeste (63,0%). Confira os dados por Unidade Federativa no gráfico a seguir:

Cenário nacional mostra foco de quitação no setor de Bancos e Cartões

 

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, em janeiro, 73,1% das dívidas do setor de Bancos e Cartões foram pagas por consumidores inadimplente em até 60 dias após a negativação. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o alto percentual do segmento demonstra como os consumidores valorizam a utilização das linhas de crédito. Embora a demanda pelo recurso financeiro passe por um período de desaceleração, as pessoas ainda priorizam limpar seus nomes no setor para seguir tendo acesso a ele”.

 

O segmento de Utilities, que engloba contas de luz, água e gás, ficou em segundo lugar, com 68,5% dos débitos pagos. “Esse fato reforça o modelo de quitação por prioridade, já que a população precisa consumir cotidianamente tais serviços básicos”, explica Rabi. Confira no gráfico abaixo dados completos sobre a evolução de quitação por setor:

No dado geral, que considera todos os segmentos, o percentual de pagamento em até 60 dias após a negativação feita em janeiro foi de 63,5%. Em comparação com o mesmo mês de 2022 é possível observar um aumento, já que no período o índice marcava 49,8%. Veja no gráfico a seguir a movimentação mensal:

Dívidas com valor acima de R$ 10 mil têm o maior percentual de pagamento

 

Em janeiro, as dívidas negativas mais quitadas por consumidores inadimplentes tinham valor acima de R$ 10 mil. O economista da Serasa Experian explica que, apesar dos débitos mais baratos serem pagos com mais facilidade, as contas mais caras, geralmente, dizem respeito a financiamentos de casa e imóveis. Dessa forma, para não perder o bem, as pessoas tendem a honrar mais com esse tipo de compromisso. Confira abaixo os demais percentuais de acordo com o valor da dívida:

 

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.