Saúde divulga balanço de atendimentos, vacinas e serviços prestados à população no São João da Capital
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um balanço da atuação das suas equipes nos serviços prestados à população e aos comerciantes no São João Multicultural de João Pessoa. Os números correspondem ao período de 7 a 11 de junho, quando aconteceu o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, na área externa do estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor. Dentre os serviços, estão aplicação de vacinas, testes rápidos, distribuição de preservativos e orientação e fiscalização dos comerciantes.
Durante os primeiros cinco dias do evento, as equipes da Vigilância Sanitária estiveram no local realizando orientações aos comerciantes de pequeno, médio e grande portes. As observações mais apresentadas foram direcionadas às bebidas em contato direto com o solo, onde os comerciantes foram orientados a utilizarem estrados para repouso dos recipientes.
“Os comerciantes receberam instruções relacionadas à organização, limpeza, armazenamento e manipulação dos alimentos e bebidas. Na oportunidade, todos contribuíram com nossas orientações e não se fez necessário o recolhimento de nenhum produto comercializado”, revelou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.
No que diz respeito à prevenção, foram distribuídos 8.300 preservativos, sendo 8 mil masculinos e 300 femininos.
Camarim da Saúde – Durante os cinco dias do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, o Camarim da Saúde ofertou à população atendimento médico e de enfermagem, vacinação contra a Influenza e Covid-19 (Bivalente), testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como sífilis e HIV, além de outros serviços de prevenção e promoção à saúde.
No período do festival, foram feitos 351 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatite B. Desse total, quatro apresentaram resultado reagente para Sífilis e dois para HIV.
A imunização ofertada à população também obteve bons resultados. Nas cinco noites de festa junina da Capital, foram aplicadas 228 doses da vacina contra Influenza e 149 doses da vacina bivalente contra a Covid-19.