Você quer ser empresário? Saiba por onde começar

Quem pensa em ser empresário em nosso país passa por dilemas enormes, como: “não tenho dinheiro para criar a empresa”, “é muita burocracia”, “não sei quais licenças são necessárias”, “é muito imposto”…  E por aí vai. Por tudo isso e para facilitar a vida de quem quer ou precisa empreender foi 2008 o CNPJ MEI. Você já ouviu falar no Microempreendedor Individual?

O MEI é uma pessoa jurídica, conhecida popularmente como PJ, criada pela Lei complementar 128/2008, que permite que uma pessoa que trabalha por conta própria obtenha a formalização do seu negócio, tendo baixíssimo custo e a menor burocracia possível.

Para se enquadrar como Microempreendedor Individual é necessário atender aos pré-requisitos que são:

  • Não participar de outra empresa, sendo sócio ou titular;
  • Não possuir filial;
  • Estar enquadrado nas atividades permitidas pelo MEI, conforme Lei;
  • Faturamento anual de até R$ 81.000,00;
  • Ter no máximo 01 (um) empregado

Há outras vantagens como poder emitir Nota Fiscal Eletrônica , fechar negócios com o Poder Público., acesso a serviços bancários com condições especiais.

Lembre-se: ser Microempreendedor Individual é boa opção para pagar menos impostos e enfrentar menos burocracia, uma vez que só só é preciso de internet, dados pessoais, um computador, tablet ou um celular smartphone. É mais: sendo MEI você garante alguns direitos trabalhistas e formaliza sua atividade. Ser MEI é o pontapé para empreender e hoje já são mais de  11,3 milhões de MEIs ativos em todo território nacional.