Política com pimenta

A corrida de Motta rumo à presidência

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), trabalha para costurar a eleição para a Câmara dos Deputados. Nem as festividades de fim de ano tem afastado o parlamentar de cumprir uma agenda de reuniões para tentar garantir uma vitória tranquila. O parlamentar já se reuniu com sete governadores e programa novos encontros para janeiro. A eleição para a sucessão de  Arthur Lira (PP-AL) será em fevereiro.

Motta já sentou para conversas os governadores de Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraíba, Alagoas e Piauí. O candidato também já se reuniu com as bancadas estaduais de todas as unidades da federação, bem como com as bancadas evangélica e da agricultura.

A expectativa é que Lula se reúna com candidatos à presidência da Câmara e do Senado em janeiro, quando a corrida pelos dois cargos ganhará ainda mais força.

A candidatura de Motta tem o apoio do presidente Arthur Lira (PP-AL). O apoio à candidatura foi anunciado nesta terça em frente à residência oficial da Presidência da Câmara.

Segundo Lira, é preciso construir convergências políticas para garantir a governabilidade no País. “Depois de muito conversar e, sobretudo, de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, afirmou.

Outros apoios
O líder do PT, deputado Odair Cunha (PT-MG), já declarou apoio a Motta. A bancada do PT tem 68 integrantes. “Nós concluímos hoje um processo em que tivemos oportunidade de ouvir todos os candidatos à presidência da Casa, mas nossa compreensão é de que no processo de construção institucional para garantir o funcionamento adequado dos partidos na Câmara, o bloco em torno da candidatura do deputado Hugo Motta é o que nós vamos apoiar”, afirmou.

A bancada do PCdoB, com sete deputados federais, também decidiu apoiar o deputado Hugo Motta.

Perfil
Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.

Mesa Diretora
A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado.

A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.