Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Bolsonaro e as lições de Goebbels

Jair Bolsonaro (PL) vem utilizando a mesma estratégia propagandística muito bem urdida por Goebbels. Impactado com o resultado de todas as pesquisas eleitorais, que apontam para sua derrota nas urnas no próximo pleito, Bolsonaro apela para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro. Seu temor em perder o poder, e ser responsabilizado criminalmente por seus atos, tem acelerado suas críticas infundadas contra as urnas eletrônicas.

Ler mais

Abolição e Preconceito

O Brasil foi o último país nas Américas a acabar com a escravidão. Durante 388 anos de história, primeiro como colônia de Portugal e depois como nação independente, o escravismo foi a base econômica e social do país. Os indígenas…

Ler mais

A face da nova direita paraibana

Na perspectiva de angariar votos no grupos de extrema direita, Pedro Cunha Lima se aproxima de Jair Bolsonaro, considerado em todas as pesquisas eleitorais como o pior presidente da história do país e profundamente rejeitado pela maioria da população paraibana.

Ler mais

A marcha do golpe

Quem pensa que o presidente Jair Bolsonaro (PL) desistiu de um golpe de Estado para permanecer no poder está redondamente enganado. O evento oficial promovido no Palácio do Planalto em desagravo ao deputado federal Daniel Silveira (PTB), condenado pelo STF…

Ler mais

Bolsonaro deve ser torturado?

O presidente Jair Bolsonaro (PL), desde que era oficial de baixa patente do exército, sempre defendeu a tortura contra seus adversários. Quando votou pelo impeachment da presidenta Dilma (PT), em 2016, fez um breve pronunciamento em que exaltou o coronel…

Ler mais

Tudo incerto e duvidoso

Alerta para os lulistas e os bolsonaristas mais otimistas: a campanha presidencial mal começou. Quem acreditar categoricamente que o seu candidato já está eleito pode ter uma surpresa desagradável no próximo 2 de outubro. Corre o risco de ver seu…

Ler mais

O espectro ditatorial

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas divulgaram, no dia 30 de março, a ordem do dia em defesa do golpe militar ocorrido no Brasil em 1º de abril de 1964. Na nota, subscrita pelo ministro Walter Braga Neto…

Ler mais

A força política dos evangélicos

De acordo com a Constituição Federal, aprovada em 1988, o Brasil é um país laico. Isto é, o Estado não tem uma religião oficial. Isso significa que os brasileiros podem professar qualquer religião, inclusive nenhuma. Ao mesmo tempo, ninguém pode…

Ler mais

Aonde está o heroico Moro?

Vivemos em busca de heróis redentores na política. Precisamos desses arquétipos que irão nos salvar do perigo, das dificuldades da vida, dos problemas sociais. Os mitos heroicos fazem parte da nossa cultura, nos inspiram e nos conduzem. E, algumas vezes,…

Ler mais