Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos - Política e História

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Presidencialismo de Colisão

Em artigo publicado em 1988, o sociólogo Sérgio Abranches cunhou o termo Presidencialismo de Coalizão para caracterizar o tipo de governança que havia no Brasil. De acordo com ele, o presidente teria que, inevitavelmente, dividir o poder com o Congresso…

Ler mais

Brasil: Ameaça Global

Lúcio Flávio Vasconcelos O Brasil ultrapassou a estarrecedora marca de 350 mil mortos ceifados pela Covid-19 e irresponsabilidade governamental. No exterior, o país deixou de ser interpretado como a terra do carnaval, do futebol e do samba. Agora passou a…

Ler mais

Ciro: o ególatra

Em 2010, tive a oportunidade de participar de uma longa conversa com Ciro Gomes. O encontro durou aproximadamente três horas. Poucos políticos brasileiros têm a perspicácia, o preparo intelectual e o pragmatismo do ex-governador do Ceará. Também deu para perceber…

Ler mais

A história o absolverá?

Lúcio Flávio Vasconcelos – A história tem sido implacável com os governantes irresponsáveis, principalmente com aqueles que demonstraram desprezo pela vida de seus concidadãos. Hoje em dia, Adolf Hitler é execrado pela maioria dos alemães. Stalin é cultuado por apenas…

Ler mais

Bolsonaro e as baionetas

Lúcio Flávio Vasconcelos – “Você pode fazer tudo com as baionetas, menos sentar-se sobre elas”. Esta frase, atribuída ao general Napoleão Bonaparte, resume muito bem a crise institucional criada pelo presidente Jair Bolsonaro. Militar medíocre no curto período em que…

Ler mais

Presidencialismo autoritário

Lúcio Flávio Vasconcelos – O quadro El Presidente, do pintor colombiano Fernando Botero, é uma excelente metáfora do presidencialismo autoritário sonhado por Jair Bolsonaro e seus seguidores. Na pintura, o presidente aparece completamente só, corpo hipertrofiado e aspecto bonachão. Da…

Ler mais

Bolívia: lições de um golpe

Lúcio Flávio Vasconcelos – A imagem diz muito e serve como advertência. A mulher que aparece presa é Jeanine Áñez, ex-presidenta da Bolívia. Ela é acusada de ter participado do golpe de Estado que derrubou o presidente Evo Morales em…

Ler mais

Ele quem?

Lúcio Flávio  – A campanha presidencial de 2022 já começou. A decisão do ministro Edson Fachin em anular o julgamento e condenação do ex-presidente Lula foi um divisor de águas no processo sucessório. A partir de agora, o fosso entre…

Ler mais

Verão da morte

Nem tudo que acontece de ruim no Brasil é culpa de Bolsonaro, apesar de ele contribuir, em muitos aspectos, para o agravamento do quadro de pandemia. Nós também temos nossa parcela de responsabilidade. As imagens falam por si só. Boa…

Ler mais

A nova direita em Portugal

Lúcio Flávio Vasconcelos – Durante quarenta e dois anos, a terra do Fado, de Fernando Pessoa e de José Saramago, amargou uma ditadura fascista, autodenominada Estado Novo, comandada por Antônio de Oliveira Salazar, professor da Universidade de Coimbra. Entre 1932…

Ler mais