Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Ciro: o fim

O comportamento político de Ciro Gomes (PDT) nos últimos dias de campanha tem revelado que ele deixou-se tragar pela vaidade, rancor e desespero de quem perdeu o rumo e o promo. Os ataques sistemáticos contra Lula (PT) na reta final…

Ler mais

Paraíba: Ricardo lidera corrida ao Senado

Na recente pesquisa de intenção de votos dos paraibanos, realizada pela Record/RealTime, Ricardo Coutinho (PT) lidera a disputa para o Senado. Com 33% da preferência, é seguido por Efraim Filho (União Brasil), que pontuou com 20%. Em terceiro lugar, aparece…

Ler mais

A ecdise de Bolsonaro

De tempos em tempos, a cascavel muda de pele. Esse processo, chamado cientificamente de ecdise, serve para que o réptil possa arrastar-se com mais desenvoltura no terreno e atacar as suas presas com mais precisão. Sua nova epiderme, mais forte…

Ler mais

Um grande comício

7 de setembro de 2022. Essa data entrou para a história como o espetáculo mais grotesco e burlesco promovido por um presidente do Brasil. Era para ser uma festa cívica. Transmormou-se num grande comício. Na ânsia de angariar votos, Bolsonaro…

Ler mais

Entre Deus e o diabo

Parece que voltamos ao período colonial da nossa história. Época em que o temor do demônio atazanava a população. As doenças, as pragas e os desastres climáticos eram atribuídos aos pecados e ações divinas punitivas. Para os padres, Deus e…

Ler mais

Disputa cristalizada

A eleição presidencial só terminará às 17h00 do dia 2 de outubro de 2022. Até lá, tudo pode acontecer. Por isso, qualquer previsão que aponte, taxativamente, quem será o próximo presidente carece de fundamentação científica. É palanque. Não é análise….

Ler mais

Carta histórica

Carta histórica A cada geração o Brasil é surpreendido com uma carta de profundo impacto político. Marca de um momento de inflexão na sua história. Em 1954, estava em curso um processo golpista. Militares, empresários e políticos conservadores conspiravam. O…

Ler mais

Integralismo e bolsonarismo

O bolsonarismo conquistou corações e mentes de milhões de brasileiros. O fenômeno político bolsonarista é recente, mas tem profundas raízes históricas. Ele possui origem em grupos de extrema-direita que, de tempos em tempos, ressurgem para questionar a democracia e apresentar…

Ler mais

Rumor de botas

Bolsonaro militarizou o governo federal. São mais de 6000 militares ocupando cargos estratégicos na estrutura burocrática nacional. Além disso, o ministério da Defesa, comandada por um general, passou a ter um protagonismo político inusitado desde a sua criação, ocorrida no…

Ler mais

Eleição TikTok

Esqueçam os santinhos de papel onde os candidatos aparecem repaginados pelo photoshop, com aquele sorrisão, prometendo mundos e fundos para o incauto eleitor. Os tradicionais panfletos políticos, que faziam a fortuna das gráficas e poluíam as ruas, as praças e…

Ler mais