Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

O desafio de Romero

A política é uma das maiores criações da humanidade. Na ausência da política, reina a luta de todos contra todos, impera o domínio do mais forte sobre o mais fraco. É o estado de barbárie. A política é arte e…

Ler mais

Querido Galvão, meu guru

Você partiu. Nos deixou prematuramente. Você era mais do que um irmão para mim. Durante 58 anos, foi meu melhor amigo. Sua inteligência, seu amor pelos livros, sua cultura enciclopédica, sua solidariedade e seu companheirismo faziam parte da sua existência…

Ler mais

As razões do impeachment

Um processo de impeachment é legal e democrático. Está previsto na Constituição Federal do Brasil. Mas, para que ele ocorra, tem que haver um conjunto de fatores que extrapole o legítimo desejo de justiça. O impeachment é, antes de tudo,…

Ler mais

Gelo ao sol

Pesquisa de opinião é o quadro do momento. Reflete o clima social que se apresenta naquele instante. Traduz sentimentos, revela paixões, demonstra ódios, expõe amores e frustações dos entrevistados. E, pelo visto, o brasileiro não anda muito simpático ao atual…

Ler mais

A volta dos que não foram

O poder é inerente ao ser humano. É a expressão mais forte da organização social. Sem o poder político, não haveria comunidade, sociedade, civilização. Não haveria humanidade. Sem o poder, nada poderia ser feito. Ele apaixona, fascina, vicia. E também…

Ler mais

Peru: uma incógnita

A história do Peru é a síntese trágica da América Latina. Conquistada pelos espanhóis, a civilização inca foi destruída pela ambição desenfreada por ouro e prata. Por onde passaram, Francisco Pizarro e seus sequazes deixaram um terrível rastro de mortes,…

Ler mais

A ilusão da terceira via

As recentes pesquisas eleitorais e o sentimento revelado nas últimas manifestações de rua apontam para uma crescente polarização entre Jair Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT). Tudo indica que a construção de uma terceira via é tão ilusório e ineficaz…

Ler mais

Herói ou Bufão?

A fronteira que separa o herói do bufão é muito tênue. Depende da sua história, das suas ações e, principalmente, se mantém coerência entre o que diz e o que faz. O herói se sacrifica, concretiza, torna-se real. O bufão…

Ler mais

Dois em um

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Finalmente Bolsonaro encontrou sua alma gêmea. Um nos faz lembrar um passado tenebroso. O outro é responsável pelo terrível presente. De tempos em tempos, a cada geração, o Brasil elege um presidente…

Ler mais

Governo Cancelado

Lúcio Flávio Vasconcelos – No jargão miliciano, o termo “CPF cancelado” significa que o indivíduo está morto, geralmente tendo sido assassinado num acerto de contas entre quadrilhas. Quando Bolsonaro pousou para essa foto acima, não imaginava que estava realizando um…

Ler mais