Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Diáspora brasileira

Lenilda dos Santos tinha 49 anos e duas filhas. Era enfermagem por vocação. Seu desejo, ter uma vida melhor nos Estados Unidos. Na madrugada do dia 5 de setembro, Lenilda e mais três amigos começaram uma jornada cansativa e perigosa….

Ler mais

Brasil: um quarto de despejo

Carolina Maria de Jesus. Mulher, negra, pobre, favelada e uma das maiores escritoras brasileiras. Apaixonada por livros, ela estudou até o segundo ano primário. De dia, Carolina catava lixo para alimentar seus filhos e sobreviver. À noite, escrevia para poder…

Ler mais

Bolsonaro: Vexame internacional

O Brasil tem o privilégio de abrir, todos os anos, os trabalhos da Assembleia Geral Organização das Nações Unidas (ONU). Essa prerrogativa começou em 1947, quando foi instalada a entidade internacional. De lá pra cada, muitos presidentes se revezaram na…

Ler mais

Bolsonaro: Jekyll ou Hyde?

Considerado por seus apoiadores mais fanáticos como um grande estrategista, Bolsonaro tem demonstrado que está mais para o doutor Jekyll do que para Su Tzu, autor do livro a Arte da Guerra. Só pra relembrar. Doutor Jekyll é o personagem…

Ler mais

Bolsonaro: mito ou farsa?

O presidente Bolsonaro passou os quase três anos do seu governo ameaçando as instituições democráticas. Nos últimos dois meses, ele percorreu o país, montado numa motocicleta e sem máscara, mobilizando seus apoiadores para realizar um grande ato antidemocrático no dia…

Ler mais

Democracia ou golpe!

Era o dia 7 de setembro de 1822. O momento foi imortalizado pelo genial pintor Pedro Américo no quadro Independência ou Morte. Não há registro histórico se, de fato, o príncipe D. Pedro deu o grito. Mas o importante é…

Ler mais

Morto, preso ou vitorioso?

Em 1990, Alberto Fujimori foi eleito presidente do Peru. Até a campanha eleitoral, ele era totalmente desconhecido da população. Obscuro professor de agronomia, Fujimori nunca havia exercido qualquer cargo para além dos muros da universidade. Durante a disputa presidencial, apresentou-se…

Ler mais

Quem será ungido pelo voto?

Faltando mais de um ano para a eleição do próximo presidente da República, uma eternidade em termos do dinamismo da política brasileira, qualquer previsão tem o mesmo efeito da Cloroquina no combate ao Covid-19: completamente nulo. Mesmo assim, vale a…

Ler mais