Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

O golpe dos manés

O Brasil já foi palco de muitas tentativas de golpes de Estado. Alguns foram bem sucedidos. Outros resultaram num rotundo fracasso. Mas o putsch perpetrado em 8 de janeiro pelas hostes bolsonaristas entrará para a história como o mais violento…

Ler mais

Terrorismo bolsonarista

Prédios públicos invadidos. Vidros estilhaçados. Móveis destruídos. Documentos rasgados. Armas roubadas. Patrimônio histórico danificado. Poças de urina pelo chão. Jornalistas agredidos. Este é o saldo da ação dos terroristas fantasiados de patriotas ontem em Brasília. Todos eles se autodenominam “cidadãos…

Ler mais

O bolsonarismo está morto?

O ex-primeiro-ministro inglês Winston Churchill afirmou que a política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Com uma diferença: na guerra você só morre uma vez. Já na política você pode morrer várias vezes. E também…

Ler mais

Pelas mãos de Aline

Bolsonaro fugiu do país. Ele não teve a coragem de tentar um golpe de Estado nem a dignidade de reconhecer a derrota eleitoral. Seus apoiadores mais renhidos, depois de passarem dois meses marchando e cantando nas portas dos quartéis, foram…

Ler mais

Em 72 horas…

A cada 72 horas, circula entre os grupos bolsonaristas notícias falsas indicando que o golpe de Estado está próximo. Gritos de alegria, marchas militares e cânticos de guerra tomam conta dos acampamentos em frente aos quartéis. Findo o tempo determinado,…

Ler mais

Os erros fatais de Bolsonaro

A política é semelhante à guerra: vence quem erra menos. No caso de Bolsonaro, além de ter sido um péssimo militar, demonstrou também ser um execrável governante e um pífio estrategista. Não é à toa que, de todos os presidentes…

Ler mais

Lula sob ameça

“Eu tenho certeza que o ladrão não sobe a rampa”. Essa frase foi proferida pelo primeiro-sargento da Marinha Ronaldo Ribeiro Travassos, no dia 24 de novembro, durante uma manifestação antidemocrática realizada em Brasília. O militar da ativa está lotado no…

Ler mais

Eles estão entre nós

No dia 14 de novembro, oito homens foram presos num sítio próximo a Florianópolis, capital de Santa Catarina. Eles participavam de um encontro de neonazistas. Durante a batida policial foram apreendidos panfletos, revistas e objetos com símbolos de grupos supremacistas…

Ler mais

Bolsonaro: herói ou bufão?

Em todas as culturas, existe a figura mítica do herói. Ele representa o arquétipo do salvador no imaginário político. Forte, destemido e dinâmico, ele está sempre disposto a proteger seu povo e sacrificar-se por sua comunidade. Os exemplos são muitos,…

Ler mais

Cadáver insepulto

O governo Bolsonaro (PL) acabou. Após o anúncio oficial da eleição, que indicou a vitória de Luíz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito presidencial, Bolsonaro mergulhou num mutismo vexatório. Ao contrário de dezenas de líderes mundiais que se apressaram…

Ler mais