Colunista

Mônica Lemos

Administradora, Advogada, Pós-graduada em Ciências Criminais, Direito das Famílias e Direito Tributário. Militante pela equidade de gênero e direito das mulheres. Atualmente, Presidente da Comissão da Mulher da OAB/PB e assina a coluna Papo Legal no Blog.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Quanto vale o trabalho de uma mulher?

Feito o pregão. Entram as partes acompanhadas de seus advogados. Vinte e cinco anos de união, três filhos, um patrimônio a ser dividido. Dois estranhos. Início da audiência de divórcio. Pergunta protocolar: há acordo entre as partes? A mulher, secamente:…

Ler mais

Autismo e a força incansável das minorias

Uma guerra surda nos bastidores do Poder Judiciário tem sido travada entre famílias de pessoas com diagnósticos de Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Convênios médicos sobre a cobertura desses tratamentos. Em um dos polos, as famílias de posse de…

Ler mais

O pingente da culpa

Quando nasce uma mulher logo vem uma sequência de atos que nos predestinam à trilha da culpa. Após o banho nada agradável, fura orelha, põe laço na cabeça, roupinha nada confortável, muitos babados, laçarotes e sapatos (sim, já começa aí!)…

Ler mais

Históricas, não histéricas!

De tempos em tempos são formadas CPI’s que entram para história do país. De cunho persecutório, ou seja, na busca da verdade dos fatos, as comissões são formadas para que, ao final, seja gerado um relatório e encaminhado para outros…

Ler mais

A abolição aboliu?

Mônica Lemos –  A Princesa Isabel realmente aboliu a escravatura? A abolição da escravatura no Brasil ocorreu em 13 de maio de 1888 por meio de uma Lei assinada pelo Princesa Isabel que teria libertado cerca de 400 escravos nesta…

Ler mais

Esquerda ou Direita?

Mônica Lemos –  Esquerda ou direita, para mim, sempre foi apenas uma questão de direção, sentido mesmo. Se for virar para a direita, seta pra cima. Se fora para esquerda, seta para baixo. Noivado, aliança na mão direita. Casou, aliança…

Ler mais