Colunista

Nelson Rosas

Nelson Rosas é Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vice-coordenador do Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira (Progeb). Doutor em Economia, foi consultor internacional no Banco Mundial-FMI, com missões em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Assina a coluna Política e Conjuntura Econômica. E-mail: [email protected]

ÚLTIMAS POSTAGENS

A ação do BC contraria os interesses do Brasil

Começo desculpando-me pela ausência durante as últimas semanas. Embora não tenha escrito as Análises tentei acompanhar à distância as notícias sobre a economia do país, graças à internet. Estive no exterior por razões familiares. Acabando de chegar, integro-me totalmente às…

Ler mais

O Copom e o rombo da dívida

A histeria da guerra na Ucrânia continua crescendo. O palhaço Zelensky, travestido de presidente, obediente os comandos do Pentágono, sedento de sangue, continua pedindo mais armas e os velhos caquéticos generais da OTAN, babando de ódio contra a Rússia, prometem…

Ler mais

Finalmente podemos desejar: Feliz 2023

O ano de 2022 foi um ano difícil para os que tem por ofício fazer Análise de Conjunturae terrível, não somente para o Brasil, mas para todo o mundo. Quando falamos em conjuntura falamos das evoluções da economia no curto…

Ler mais

Um bom Natal, e um Ano Novo… o melhor possível

Os atos de vandalismo e a baderna provocada em Brasília pelas hordas de bolsomínions enfurecidos pela prisão do farsante pastor-cacique Serere ainda ressoam, enquanto os caminhões de mudança discretamente continuam a trabalhar no Palácio daAlvorada. Mas os fanáticos ainda esperam…

Ler mais

A dualidade de poder e a insegurança

Os anunciados tempos difíceis estão aí. As atenções que estavam sendo monopolizadas pela copa, com a sofrida derrota para a Croácia, devem retornar aos nossos problemas domésticos. Grande frustração. Mas o futebol é assim mesmo. Agora é voltar à dura…

Ler mais

Os erros fatais de Bolsonaro

A política é semelhante à guerra: vence quem erra menos. No caso de Bolsonaro, além de ter sido um péssimo militar, demonstrou também ser um execrável governante e um pífio estrategista. Não é à toa que, de todos os presidentes…

Ler mais

Prosseguem as provocações bolsonaristas

Vivemos uma situação paradoxal. Por um lado, o novo presidente eleito é saudado e recebido com honras de chefe de estados pelo mundo, mantendo encontro com autoridades de outros países,como se já presidente fosse, e recuperando a imagem do país…

Ler mais