Colunista

Nelson Rosas

Nelson Rosas é Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vice-coordenador do Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira (Progeb). Doutor em Economia, foi consultor internacional no Banco Mundial-FMI, com missões em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Assina a coluna Política e Conjuntura Econômica. E-mail: nelsonrr39@hotmail.com

ÚLTIMAS POSTAGENS

Pejotização e empobrecimento

 A novidade econômica da semana é a aprovação pelo Copom, órgão do Banco Central (BC), da nova Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), taxa de juros paga pelo governo como remuneração dos títulos que emite e que serve da…

Ler mais

A destruição da economia pela má política

Não causou grandes surpresas a publicação, pelo IBGE, dos dados sobre a situação da economia no primeiro trimestre. O governo comemorou o crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB). Quando analisamos a desagregação por setores descobrimos os motivos para…

Ler mais

Delenda Moscou

Nada mais apropriado para o momento do que a famosa frase do senador romano Marcio Porcio Catão que terminava seus discursos com a expressão “delenda est Cartago”. Cartago deve ser destruída. E efetivamente isto foi conseguido à custa de violência…

Ler mais

A Estagflação e a fome

Desde os finais do século passado, particularmente a partir da década de 60, os economistas debatem o fenômeno da inflação, tão terrível que já foi associado à figura de um dragão. O dragão da inflação é tão temível que todos…

Ler mais

Crise mundial e golpe em marcha acelerada

A guerra Rússia x Ucrânia continua a impor os caminhos da economia mundial. Enquanto as operações militares se expandem os países ocidentais ampliam as retaliações econômicas contra a Rússia. Para os EUA é mais fácil impor tais restrições. Em relação…

Ler mais

A guerra agrava a crise econômica

A Europa está em pânico. A Rússia começou uma guerra ilegal e perversa com a invasão da Ucrânia, respondendo às provocações militares da OTAN. A OTAN e os EUA deflagraram retaliações econômicas igualmente ilegais contra a Rússia e passaram a…

Ler mais

A crise econômica é o preço da guerra

Em 2021 os resultados da economia não foram muito satisfatórios. Apesar do crescimento de 4,5% do PIB não há muito o que comemorar. Emrelação a 2019 o crescimento foi de 0,5%, ou seja, em dois anos crescemos 0,5%. Asperspectivas para…

Ler mais

Conjuntura Econômica ou conjuntura de guerra

Temos falado nesta coluna que nossas análises se baseiam em teorias científicas que nos permitem traçar linhas de evolução futura para a economia. Para isto acompanhamos os dados estatísticos que as entidades oficiais publicam. Também falamos aqui sobre a política…

Ler mais

Salve-se quem puder

O movimento da economia continua dentro do previsto. A recuperação mundial arraste-se travada pela nova onda da variante Ômicron e agora agravada pela crise provocada pelos EUA e seu novo presidente Biden, que busca arranjar um pretexto para reverter seu…

Ler mais