Colunista

Nelson Rosas

Nelson Rosas é Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vice-coordenador do Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira (Progeb). Doutor em Economia, foi consultor internacional no Banco Mundial-FMI, com missões em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Assina a coluna Política e Conjuntura Econômica. E-mail: [email protected]

ÚLTIMAS POSTAGENS

Prosseguem as provocações bolsonaristas

Vivemos uma situação paradoxal. Por um lado, o novo presidente eleito é saudado e recebido com honras de chefe de estados pelo mundo, mantendo encontro com autoridades de outros países,como se já presidente fosse, e recuperando a imagem do país…

Ler mais

Ganhou-se uma batalha, mas a guerra continua

A eleição foi ganha, o golpismo foi derrotado nesta batalha, mas a guerra continua cada vez mais acirrada. E não é entre direita e esquerda, mas entre barbárie e civilização, entre democracia e ditadura. É difícil encontrar algum outro momento…

Ler mais

“Povo” armado … e escravizado

Aproxima-se a eleição. Provavelmente quando esta Análise estiver ao alcance do leitor as eleições serão um fato consumado e já estaremos sofrendo as consequências dos resultados, que são temerosos, quaisquer que sejam. Vivemos um clima de total insegurança. Lula continua…

Ler mais

Os interesses da burguesia e a guerra

O drama das eleições continua. Terminou o primeiro turno com resultados decepcionantes. Para nossa triste realidade ficou demonstrado que há uma grande parcela do povo brasileiro extremamente reacionária e conservadora. Fanáticos como Damaris Alves e Ricardo Salles, militares como o…

Ler mais

A caminho do despenhadeiro

Quando esta Análise for publicada provavelmente as eleições estarão ocorrendo. É consenso que serão as eleições mais polarizadas e tensas dos últimos anos. O que está em jogo é a própria democracia. Todos os dias as ameaças de golpe são…

Ler mais

Saindo de um buraco e entrando em outro

Os dados que o IBGE apresentou na semana passada, mostram que “a economia está saindo do buraco.” Claro que isto foi motivo para o foguetório do governo. Não negando o fato que alguns dados são positivos, torna-se necessário analisá-los. As…

Ler mais

O homem põe, a economia dispõe

Na nossa concepção é a economia a força determinante do movimento da sociedade. É dela que parte a energia que move todas as outras esferas que compõem o todo social. Agora assistimos a um fenômeno que aparentemente contradiz nossa base…

Ler mais

O Doutor catástrofe as ameaças à democracia

Na crise de 2008, conhecida como crise financeira do “sub prime”, tornou-se famoso o economista americano Nouriel Roubine que passou a ser conhecido como “doutor catástrofe”. O grande feito de Roubine foi afirmar que a crise que se aproximava seria…

Ler mais

Os “capitães do mato” ameaçam

Os acontecimentos econômicos passaram para segundo plano nesta semana. Diante das péssimas avaliações que as pesquisas teimam em mostrar, o presidente age desesperadamente na tentativa de virar o jogo. Ele não abandonou sua antiga estratégia. Continuou a proferir ofensas contra…

Ler mais