Quem vencerá a eleição no império?
No próximo dia 5 de novembro, os norte-americanos irão decidir quem irá comandar os Estados Unidos, a maior potência econômica e militar do mundo. A eleição no império terá forte repercussão política em todo o planeta.
De um lado, Donald Trump, um homem branco, multimilionário e ex-presidente americano. Do outro Kamala Harris, uma mulher negra, filha de imigrantes e atualmente vice-presidente do país. Os dois estão empatados em todas as pesquisas eleitorais.
O republicano Donald Trump disputou a primeira eleição presidencial em 2016 contra outra mulher: a democrata Hillary Clinton. Naquele pleito, Hillary ganhou no voto popular. Mas, como nos Estados Unidos o voto não é direto, Trump terminou fazendo um maior número de delegados e consagrou-se presidente.
Na disputa presidencial de 2020, Donald Trump perdeu a reeleição para o insosso Joe Biden. Sua derrota deveu-se, entre outros fatores, a péssima condução do governo federal no enfrentamento à pandemia do Covid-19.
Em 2024, Donald Trump ameaça vencer novamente. A força do trumpismo advém de três fatores principais, os mesmos que possibilitaram a sua vitória em 2016. Seu forte apoio entre os homens brancos de baixa escolaridade, o ódio aos imigrantes latinos e o machismo estrutural que predomina na sociedade norte-americana.
Veremos se Kamala Harris terá potencial político suficiente para superar esses três obstáculos cruciais. Tudo leva a crer que não.