Comunicação, Tecnologia

Expotec 2021: mais de 40 horas de programação sobre tecnologia e inclusão digital

A 7ª Expotec será realizada nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro com mais de 40 horas de programação. O evento, considerado o maior de tecnologia do Nordeste, vai reunir mais de 60 palestrantes com participações presenciais e remotas. O público que for ao Centro de Convenções de João Pessoa terá acesso a mais de 35 oficinas e trilhas de conhecimento nas áreas de robótica, web, inclusão digital, startup, software livre, segurança, cultura pop, educação e inteligência artificial.

Realizada pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID Brasil), a Expotec terá como tema central ‘As Novas Tecnologias, Internet Comunitárias, Infraestrutura Crítica e Cibersegurança’. Além das oficinas, minicursos, apresentações de trabalho e capacitações profissionais, também serão realizados sete painéis temáticos com alguns dos nomes mais importantes da área de tecnologia no Brasil. O painel de abertura vai discutir ‘Os desafios da Radiodifusão na era do streaming’, com os convidados Max Martinhão, Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações; Marcelo Bechara, Diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo e Leonardo Euller, Presidente da Anatel. O debate será realizado no dia 29/09 às 13h30, na sala Tambaú, com mediação da jornalista Rejane Negreiros.

Outro importante espaço de debate será o Painel Tecnologias Disruptivas para o Governo e Cidadania Digital, mediado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), vai contar com as presenças de Wesley Vaz, Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo do TCU; Luanna Roncaratti, Secretária Adjunta de Governo Digital do Ministério da Economia e Giordanni Sousa Paiva, Superintendente de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial do Serpro). A programação completa dos painéis está disponível no site oficial do evento www.expotec.org.br.

Um dos pontos altos do evento será o Seminário Inclusão Digital em comunidades rurais, urbanas e tradicionais. Espaço criado para o debate e propostas em busca de soluções que fomentem a inclusão e transformação digital de populações indígenas, quilombolas, moradoras da zona rural e de regiões mais afastadas. Em pleno século XXI, o desafio ainda é a construção e implantação de políticas públicas pensadas para as diferentes realidades que podem ser encontradas no Brasil.

Entre os cursos gratuitos que serão ministrados, a capacitação Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação será promovida pelas instituições de ensino superior Unifuturo (Brasil) e a Florida Christian University (EUA). Serão oferecidas 300 vagas para educadores da rede pública e privada em três turmas, uma a cada dia de evento.

A Expotec também reserva uma programação cultural diversificada para o público este ano. Exemplo disso é a I Mostra Audiovisual e Aerofotográfica Expotec, que vai exibir e premiar produções de curtas metragens e fotografias produzidas com auxílio de drones. E um dos espaços mais aguardados será a Arena Gamer, onde o público participante vai poder jogar gratuitamente, encontro de drones, entre outras atrações.

Um dos primeiros grandes eventos presenciais na Paraíba após o período mais crítico da pandemia, a Expotec 2021 seguirá todas as recomendações sanitárias de distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição de álcool gel. Além disso, será realizado de forma híbrida, presencialmente e com transmissão online. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita no site oficial www.expotec.org.br.

A feira tem co-realização do Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa, com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC. br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).