Opinião

“LulAlckmin”: Lula e Alckmin dão sinais de que estarão juntos em 2022

O agora ex-tucano Geraldo Alckmin usou seu perfil no Twitter para falar da saída do PSDB depois de 33 anos. Segundo ele: “É um novo tempo! É tempo de mudança! Nesses mais de 33 anos e meio de trajetória no PSDB procurei dar o melhor de mim. Um soldado sempre pronto para combater o bom combate com entusiasmo e lealdade. Agora, chegou a hora da despedida. Hora de traçar um novo caminho”.

Tudo indica que Alckmin vá embarcar no PSB. A mudança de rota teria ligação com uma provável aliança com o PT e composição de uma chapa com Lula na disputa pela presidência do país em 2022. O movimento daquele que foi e é uma da maiores lideranças políticas no sudeste do país desagradou colegas paraibanos, entre eles o deputado estadual Tovar Correia Lima que não escondeu a decepção: “não vejo com bons olhos, apesar de ter um respeito muito grande por Geraldo Alckmin. Ele foi governador de São Paulo por três mandatos, quase quatro porque assumiu uma parte de um mandato. É de fato uma liderança inconteste na região sudeste, mas, infelizmente, a junção com Lula, se isso vier a acontecer, vai me decepcionar, vai me desapontar um pouco. Eu não vejo com bons olhos.”

A mudança de rota de Alckmin passa longe de questões ideológicas. A motivação é pragmática uma vez que os números de diferentes Institutos de pesquisa indicam vitória de Lula na corrida presidencial – até mesmo em primeiro turno.

Lula, por sua vez, também faz cálculos para uma possível aliança e eles passam pela densidade eleitoral de Alckmin no maior colégio eleitoral do país e pelo bilhete de entrada no eleitorado mais de centro. Por enquanto, porém, o petista desconversa e ganha tempo para tecer acordos que implicariam em abrir mão de alguns estados em favor do vice e dos aliados.

É tudo uma questão de (pouco) tempo. Por hora, um ensaio dessa frente ampla. Em breve, ao que parece, e para desespero de parte de petistas e de tucanos, esta união estará selada como parte dos antídotos necessários ao combate de Bolsonaro e do bolsonarismo.