Política com pimenta

O clube do Bolinha: a política como ela é

Lideranças do Republicanos se reuniram neste domingo (13), em restaurante da orla de João Pessoa. O encontro contou com a presença do presidente nacional, o deputado federal Marcos Pereira e do presidente estadual da legenda, o também deputado federal Hugo Motta. Foi prestigiado  por líderes políticos de outros estados, a exemplo de Pernambuco e Alagoas.

O almoço foi uma celebração antecipada para o evento de filiação marcado para esta segunda-feira (14). O Republicanos prevê uma “engorda” do time e comemora, por exemplo, a adesão do deputado federal Wilson Santiago. Hugo Motta diz que a ordem é “agregar novas lideranças políticas, que tem compromisso com a Paraíba, visando mostrar a força e compromisso com o povo paraibano”. Já o deputado Marcos Pereira, assegura que “os paraibanos podem esperar do republicanos muita força, muito empenho, muito trabalho, muita dedicação para levar ao estado através dos deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores o que for melhor para o estado”.

O advérbio de intensidade se aplica também à proporcionalidade entre homens e mulheres na mesa. Salta aos olhos o que o título sugere: um clube do Bolinha, compostos de homens brancos . É sabido que, tradicionalmente, o campo político-partidário é masculino e avesso a uma maior participação feminina, e que a política da diversidade, via de regra, é meramente simbólica. O encontro do Republicanos aqui, pelo que a foto sugere, reforça essa imagem: novos aliados, velhas práticas para manter o status quo – a política como ela é.