Opinião

Ucrânia e Rússia: o que não dizem sobre o conflito

Por David Soares de Souza
@leitura_politica

Nestes últimos dias você ouviu falar do Batalhão Azov, uma organização paramilitar, compostas por neonazistas, contra o qual pesam nos últimos 8 anos denúncias de torturas, saques, estupros e perseguições para limpeza étnica. Essas ações se voltam sobretudo contra a população russa que, segundo pensam, não seriam brancos de verdades, mas orientais. Para o neonazismo não está em questão apenas a pureza racial, mas a pureza cultural. São estes os ataques contra a população de origem russa, na região do Donbass, que estão acontecendo desde 2014.
.
O fato é matéria da Jacobin de 17 de janeiro deste ano, diz que o Azov pode estar recebendo apoio e treinamento do Ocidente, por serem a principal força anti Rússia em atuação na Ucrânia. De acordo com matéria do Brasil de Fato de 13 de maio de 2021 “eles utilizam o símbolo wolfsangel e o sol negro, o primeiro em referência 2ª SS Divisão Das Reich e o segundo largamente empregado por grupos nazistas modernos”.
.
Hoje o Batalhão Azov está integrado às forças do Ministério do Interior ucraniano, submetido à Guarda Nacional daquele país. Isso mesmo, são mantidos e gerenciados pelo Estado, de forma legalizada.
.
Recentemente, a mídia e a opinião pública brasileira reagiram à altura a um youtuber que defendeu o direito de legalização de um partido nazista. Curiosamente, no caso do Azov não tem recebido o mesmo interesse, mesmo Putin afirmando que é preciso “desnazificar” a Ucrânia. Ao contrário, tentam retirar importância desta denúncia, inclusive com o argumento de Zelensky é um judeu. Bem, não precisamos lembrar que o atual presidente da Fundação Palmares é negro, não é?
Imagem: reprodução da Internet. (Chamou atenção a bandeira da OTAN).*David Soares de Souza é colunista do Política por Elas