Campina Grande

Conselho realiza curso básico de responsabilidade técnica e entrega de carteiras em Campina Grande

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou, nesta quarta-feira (30), Curso Básico de Responsabilidade Técnica no formato híbrido. O formato presencial foi realizado em Campina Grande, no auditório do Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, e teve transmissão pela internet para quem se inscreveu para a modalidade on-line.

O médico-veterinário Andrei Felipe, coordenador de Fiscalização do CRMV-PB, ministrou a palestra ‘Introdução à responsabilidade técnica na profissão e seus aspectos éticos’. Ele falou da legislação que rege a função de responsável técnico (RT) e a atribuição que esse profissional tem ao desempenhar essa atribuição. Lembrou que o RT responde de forma ética, civil e criminal quando existe irregularidade no estabelecimento ou evento que ele assina.

Logo depois, o inspetor sanitário da Agevisa, Sérgio Freitas, abordou a temática ‘Responsabilidade técnica na área ambiental – aspectos gerais e gerenciamento de resíduos’. Ele falou dos tipos de resíduos, a forma de manejo e descarte correto. Abordou quais as penalidades para quem não cumpre a legislação.

A primeira palestra da tarde foi sobre Responsabilidade Técnica nos projetos de castração em massa e ações de mutirão, ministrada pelo membro da Comissão de Pequenos Animais do CRMV-PB, médico-veterinário Altamir José. Ele falou do aumento populacional de animais, a forma correta de elaborar um plano e castração e destacou que a ação deve ter como objetivo redução de doenças (saúde pública), acidentes e bem-estar animal.

O Curso de RT foi finalizado com uma palestra do presidente do CRMV-PB e médico-veterinário com especialização em equinos, José Cecílio. Ele abordou a temática Responsabilidade Técnica nos eventos equestres.

Entrega de carteiras – Durante o evento, também foi realizada entrega de carteira profissional de médico-veterinário. A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho José Cecílio e foi conduzida pelo vice-presidente Adriano Fernandes, que falou sobre a legislação que rege a profissão e as atribuições éticas dos veterinários.