Notícias, Paraíba

Lula, João e a promessa de cuidar do povo paraibano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu ao governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nesta terça-feira (10), trabalho conjunto para melhorar a vida dos paraibanos. João Azevêdo foi o primeiro governador a ser recebido individualmente pelo presidente Lula. Novo presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Paraíba, apresentou demandas da região. Colega de partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, Azevêdo quer que o governo federal ouça governadores do Nordeste sobre as nomeações de cargos considerados estratégicos para região que ainda não foram escolhidos pela nova equipe.

Lula postou o encontro nas redes sociais dele. No vídeo, Azevêdo entrega uma revista com as ações de governo dos últimos quatro anos. Lula diz que tem “orgulho, mas muito orgulho, de olhar para todos os estados, mas com um olho mais carinhoso para o Nordeste”.

O encontro ocorreu um dia depois da reunião do gestor com os governadores dos 27 estados para discutir os estragos causados durante os atos terroristas protagonizados pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília.

Durante o encontro, o governador da Paraíba detalhou ao presidente programas de segurança alimentar e de saúde no estado, com o Tá na Mesa e Opera Paraíba, e entregou um exemplar da revista ‘Paraíba da Gente’, que reúne as ações e conquistas de sua primeira gestão.

Ainda em relação ao Nordeste, a expectativa de João Azevêdo é de avanços para a região no setor de turismo e na produção de energias renováveis. “O Nordeste não pode ser visto hoje como aquele de 50 anos atrás. Somos uma região que gera riqueza muito grande”, destacou.

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar ao presidente demandas necessárias para o Nordeste, a exemplo do projeto de recuperação de ferrovias. Também discutimos acerca de programas de segurança alimentar, uma vez que na Paraíba temos o Tá na Mesa, que junto com outras ações, fornecem mais de 1,3 milhão de refeições mensalmente e essa operacionalização poderia ser implementada em nível nacional, assim como o programa Opera Paraíba, que acabou com a fila de espera por cirurgias eletivas no nosso estado, e que poderá servir de base para a esfera nacional porque esse é um projeto prioritário do governo federal na área de saúde”, explicou o governador.

Ele também afirmou que voltará a se reunir com o presidente no final deste mês, oportunidade em que apresentará ao governo federal pautas prioritárias para o desenvolvimento do estado. “Vamos trazer três ou quatro projetos que sejam prioritários e apresentar na reunião do dia 27, um encontro que restabelecerá definitivamente a relação de respeito entre os poderes”, finalizou.

Os ministros da Casa Civil e das Relações Institucionais, Rui Costa e Alexandre Padilha, respectivamente, também acompanharam a reunião.