Seção

Notícias

Brasil, Notícias

Campanha mobiliza Congresso e diferentes instituições para combater violência política contra mulheres

Em período eleitoral, nas redes sociais, muitas candidatas a algum cargo político se deparam com ataques, em geral, relacionados à aparência e à conduta moral. Termos cruéis são usados, como: gorda, burra, feia, prostituta, doida. Mas por que a política é um dos universos hostis para as mulheres no Brasil?

Para responder a essa pergunta, estudos científicos apontam que é preciso entender de que forma as mulheres são socializadas. “A gente vive num país sexista”, diz a professora Valeska Zanello, do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília. “A gente aprende como mulher que a coisa mais importante na nossa vida, que a gente deve priorizar, é ter um companheiro, fazer uma relação e ter uma família. Estar sempre disponível para atender no dispositivo materno as necessidades, desejos e anseios dos outros.”

Ler mais
João Pessoa, Notícias

Construção civil aposta em projetos que exploram área verde de João Pessoa e integram lazer e rotina

Construtoras têm apostado na proposta de integrar a moradia à conexão com a natureza, criando espaços que associam a residência a um estilo de vida leve, saudável e que contemple o verde. Um exemplo disso está no bairro do Bessa, na extensão do Parque Parahyba II, zona de preservação ambiental. É lá que a MGA Construções tem investido em residenciais que trazem esse conceito.

Ler mais
Notícias, Política

Pela primeira vez na história, um jingle eleitoral na Paraíba é protagonizado por uma intérprete de libras

Pela primeira vez na história política paraibana, um jingle eleitoral foi protagonizado por uma intérprete de libras. O vídeo em questão é da música principal da campanha da deputada estadual e candidata ao Senado Pollyanna Dutra.

Em seus discursos, Pollyanna tem enfatizado todas as formas de inclusão social. “É preciso que as oportunidades sejam acessíveis a todos, independentemente de sua condição física. Eu venho de Pombal, no Sertão, onde temos uma forte comunidade de surdos, então a inclusão sempre foi uma das minhas bandeiras. Não poderia deixar a beleza desse clipe só para nós, era necessário que tivesse o protagonismo também da acessibilidade e da inclusão. Como deputada presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Assembleia Legislativa da Paraíba, tenho muito orgulho em termos ofertado esse material ao povo paraibano”, destacou.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem cerca de 614.911 eleitores com deficiência e 111.813 com deficiência auditiva, mais especificamente. A campanha de Pollyanna tem mostrado o que a candidata reforça em suas falas, destacando a importância de todos no processo eleitoral e na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Para a intérprete de libras Giselle Virgínio, que atua no clipe, “é uma honra fazer parte de um conteúdo como esse. Um desafio engrandecedor diante de um projeto audiovisual que explicita o olhar atento de Pollyanna para a importância da inclusão. Esse clipe é algo inédito na história dos guias eleitorais na Paraíba! Como intérprete de LIBRAS, digo que jamais vi nada igual. A repercussão junto à comunidade surda foi muito forte em várias partes do Brasil. Estou certa de que Pollyanna é precursora de um novo formato para os guias eleitorais, com mais respeito e mais inclusão”, disse.

O vídeo está disponível nas redes sociais da candidata a senadora (Instagram, YouTube, Twitter, Tik Tok e Facebook). No guia eleitoral televisionado, o jingle possui audiodescrição, já que nem toda a população surda lê libras.

Ler mais
Notícias, Paraíba

Paraíba aparece em 1º lugar do Nordeste no ranking de competitividade dos Estados; veja

O Centro de Liderança Pública (CLP) apontou a Paraíba como 1º lugar no Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados – 2022, em evento realizado nesta terça-feira (13.09). De acordo com o ranking, o estado alcançou também o primeiro lugar na região nos pilares de infraestrutura, segurança pública e inovação. No país, a Paraíba ficou na 12ª colocação geral, tendo aumentado sete posições no item inovação e cinco em eficiência da máquina pública e em capital humano.

Ler mais